Bando Anunciador

Bando Anunciador - Foto: Canal 970 Ney Silva
Bando Anunciador - Foto: Canal 970 Ney Silva

Homens que se apresentam em trajes esportivos, onde os mesmos tocam caixa, bumbo, trombone e clarinete, com o objetivo de anunciar a festa que se aproxima.A exibição do bando anunciador tem lugar, normalmente, no domingo que antecede o início da programação propriamente dita. O bando distribui a programação da festa e costuma ser acompanhado pelas filarmônicas locais.

Como comemoração dos seus feitos bélicos, a Bahia reproduzia anualmente esse epílogo brilhante — a entrada do exército libertador — no dia 2 de julho.Para que as festas tivesses mais relevo, oito dias antes o bando anunciador prevenia à população, convicta de sua nova soberania, que o préstito simbólico aparelhava-se, que as arcarias triunfais e os palanques vistosos ergue-se-iam na praça de Palácio e no Terreiro com deslumbramento indizíveis, cumprindo aos habitantes da cidade a iluminação e adornos das fachadas de suas casas durante as três noites do pátrio regozijo.

Moços da mais alta nomeada, formando o bando, saíam montados em lindos cavalos, de crinas e cauda tramadas de fitas verdes e amarelas, soando, aos peitorais de veludo e cabeçadas, chocalhantes guizos. Os cavaleiros vestiam de branco, traziam folhas de fumo e café enlaçadas aos chapéus de palha, de vintém; pendiam-lhes do ombro capelas de viçosas flores, e ostentavam a tiracolo larga fita achamalotada, das cores brasileiras.

Em duas longas filas marchavam dois a dois, alteando nos ares profunda e verdejante abóbada, constituída por arcos de folhas e flores, sustentados nas extremidades pelos sucessivos pares.

Onde assistir: Maragogipe – em agosto, por ocasião da festa do padroeiro, São Bartolomeu e Cachoeira, na festa de Nossa Senhora da Ajuda, de data móvel entre outubro e novembro.

Bando Anunciador - Foto: Canal 970 Ney Silva
Bando Anunciador - Foto: Canal 970 Ney Silva
 Veja também
Grupo de meninas, sendo que uma delas carrega um estandarte com a expressão -trança fitas-, que tem a forma de um circulo e contém no centro uma das participantes, segurando um mastro.Saiba mais
São personagens fantasiados, que saem às ruas em meio asos festejos carnavalescos. Cada membro porta uma mascara de papelão coloridaSaiba mais
Nome dado à -Dança de Umbigada-, executada na Bahia. O grupo toca, canta, dança e que puxa é um solista que é respondido por indíviduos em coro, e é acompanhado pelos seguintes instrumentos: atabaques, ganzá, reco-reco, viola e violão.Saiba mais
Destinos Bahia
Publicidade