Bando Anunciador

Bando Anunciador - Foto: Canal 970 Ney Silva
Bando Anunciador - Foto: Canal 970 Ney Silva

Homens que se apresentam em trajes esportivos, onde os mesmos tocam caixa, bumbo, trombone e clarinete, com o objetivo de anunciar a festa que se aproxima.A exibição do bando anunciador tem lugar, normalmente, no domingo que antecede o início da programação propriamente dita. O bando distribui a programação da festa e costuma ser acompanhado pelas filarmônicas locais.

Como comemoração dos seus feitos bélicos, a Bahia reproduzia anualmente esse epílogo brilhante — a entrada do exército libertador — no dia 2 de julho.Para que as festas tivesses mais relevo, oito dias antes o bando anunciador prevenia à população, convicta de sua nova soberania, que o préstito simbólico aparelhava-se, que as arcarias triunfais e os palanques vistosos ergue-se-iam na praça de Palácio e no Terreiro com deslumbramento indizíveis, cumprindo aos habitantes da cidade a iluminação e adornos das fachadas de suas casas durante as três noites do pátrio regozijo.

Moços da mais alta nomeada, formando o bando, saíam montados em lindos cavalos, de crinas e cauda tramadas de fitas verdes e amarelas, soando, aos peitorais de veludo e cabeçadas, chocalhantes guizos. Os cavaleiros vestiam de branco, traziam folhas de fumo e café enlaçadas aos chapéus de palha, de vintém; pendiam-lhes do ombro capelas de viçosas flores, e ostentavam a tiracolo larga fita achamalotada, das cores brasileiras.

Em duas longas filas marchavam dois a dois, alteando nos ares profunda e verdejante abóbada, constituída por arcos de folhas e flores, sustentados nas extremidades pelos sucessivos pares.

Onde assistir: Maragogipe – em agosto, por ocasião da festa do padroeiro, São Bartolomeu e Cachoeira, na festa de Nossa Senhora da Ajuda, de data móvel entre outubro e novembro.

Bando Anunciador - Foto: Canal 970 Ney Silva
Bando Anunciador - Foto: Canal 970 Ney Silva
 Veja também
Crença popular com performance dramátic, característica da região e originário, possívelmente das festas e cantos dos pastores da idade média.Saiba mais
Dança popular antiga, de origem portuguesa, que representa a luta entre mouros e cristãos Saiba mais
Manifestação erudita para os grupos que cantam e dançam na véspera e no dia de Reis, que é realizada no dia 6 de janeiro- conhecida também como Epifania. A festa celebra a adoração dos Reis para com o Menino Jesus Cristo.Saiba mais
Destinos Bahia
Publicidade