Surf em Costa dos Coqueiros

Surf em Itacimirin (Costa dos Coueiros - Camaçari-Ba) Foto: Fabriciano Jr.
Surf em Itacimirin (Costa dos Coueiros - Camaçari-Ba) Foto: Fabriciano Jr.

Principais localidades na Bahia para Surf

O Litoral Norte do estado é muito freqüentado pelos surfistas de Salvador. Uma sucessão de praias com lindos coqueirais e excelentes ondas que quebram nos seus bancos de corais multicoloridos. A impressão que se tem é de estar surfando em algum pico do Caribe ou da Indonésia. A natureza caprichou em todos os detalhes e o homem está, por enquanto, aproveitando racionalmente a região. Vários hotéis horizontais, pousadas e resorts de luxo estão em funcionamento ou em projeto nas estradas que margeiam a área.

Iniciando na Praia de Ipitanga, no Município de Lauro de Freitas, e seguindo até Mangue Seco, na divisa com Sergipe, o Litoral Norte possui uma imensas quantidade de picos já conhecidos, e muitos a serem devidamente explorados.

Aqui vai umas pequenas dicas dos mais conhecidos:

Ipitanga
Vários bancos de areia com boas ondas, em alguns deles existem combinações com pedras, que fazem com que as ondas mudem de formação e direção na preamar. Surfável o ano inteiro, Ipitanga recebe swells constantes que podem atingir até 8 pés.

Villas do Atlântico
Villas é uma extensão da Praia de Ipitanga, só que dentro de um condomínio de casas de classe média-alta, com toda infra-estrutura de uma cidade: clínicas médicas, sanduíches de plástico do Mequedônaldes etc. Mas o que interessa mesmo é o surf, e surf com boas condições é o que Villas proporciona. Fundos de areia no outside, bancadas de pedras e corais no inside formando ondas de ótima qualidade e com mais força que a Praia de Ipitanga, para a alegria dos locais que pouco saem do seu reduto para procurar ondas em outros picos. Villas também é palco para campeonatos de surf organizados pela associação local - ASVA.

Busca-vida
Condomínio fechado (só entram convidados dos moradores), Busca-vida é um local bucólico e sem a infra-estrutura que Villas possui. Mas se você é um convidado a 'infra' que você precisa estará, com certeza, na casa do seu anfitrião. Quase todas as casas de Busca ficam em frente ao mar e é fácil checar em qual das inúmeras bancadas estão as melhores ondas. Em alguns picos os bancos de areia formam ondas para os dois lados com ótima qualidade. Em outros picos o outside é com fundo de corais e o inside com fundo de areia. Estes últimos só começam a funcionar adequadamente com ondas acima de 4 pés.

Jauá
Uma pequena localidade de veraneio, possui boas ondas com formação mista proporcionada pela combinação de corais e areia.

Interlagos
Condomínio de características parecidas com Busca-vida, Interlagos possui uma quantidade menor de picos, devido à formação de arrecifes que aflora em quase toda extensão da sua praia. Porém há intervalos nesses arrecifes que formam pequenas baias que dão boas ondas. Existe também uns picos atrás desses arrecifes que rolam ótimas ondas, mas tem que ser corajoso, porque a bancada não é de brinquedo.

Arembepe
Mundialmente conhecida pela sua Aldeia Hyppie, em Arembepe praticamente o único pico constante é o da Praia do Piruí, que no seu fundo de areia quebram boas ondas para ambos os lados. A Praia do Piruí, por sua beleza e qualidade das ondas, foi escolhida para sediar uma etapa do Circuito Baiano de Surf, etapa esta que é a mais organizada e de melhor premiação de todo o circuito.

Barra do Jacuípe
Na foz do rio Jacuípe, como o nome mesmo diz, a praia da Barra do Jacuípe tem dois picos bem distintos: um formado pelo banco de areia modelado pela saída do rio, quebra excelentes esquerdas com swells vindos do quadrante N; o outro fica logo ao lado exposto do rio, quebrando boas direitas quando o swell tá vindo do Sul.

Canto do Sol
Dentro de um condomínio com o mesmo nome, a Praia do Canto do Sol possui boas ondas em bancadas de areia para ambos os lados, seus diversos picos espalhados em toda sua extensão permitem o surf completamente sem crowd.

Genipabu. (Scar Reef)
Pico localizado dentro de uma fazenda onde só é permitida a entrada de convidados do proprietário. Em Genipabu a consciência ecológica e o comportamento 100% civilizado são imprescidíveis para garantir uma boa convivência com os seus freqüentadores. O pico é dez, com certeza um dos melhores do país, onde tubos inesquecíveis dão a tônica do mar. O tamanho das ondas é um pouco menor que às de Salvador, podendo atingir 8 pés plus, mas a qualidade é internacional.

O fundo de corais com um imenso canal ao lado que nunca fecha, permitindo um surf com direitas superextensas e perfeitas. Mas cuidado, o código de ética dos locais não permite rabeadas nem gritos, além do inside ser bastante raso e cavado; uma botinha e capacete e disposição caem bem.

Itacimirim
Logo após a Praia de Guarajuba, Itacimirim é uma localidade que possui alguns condomínios de casas de veraneio. Suas praias são bastante freqüentadas pelos surfistas quem possuem casas na região. A Praia de Itacimirim possui alguns picos ao acaso em sua extensão, sendo que o mais surfado é o que fica em frente ao hotel. Boa formação para ambos os lados, o pico do hotel é um local ideal para o aprendizado pois suas ondas são cheias e raramente passa de 3 pés. Outro pico na mesma praia é o Curral, com um banco de areia mais abrupto, permitindo um surf um pouco mais radical.

Além desses dois picos, há ao lado uma bancada de corais que proporciona excelentes e extensas esquerdas, podendo chegar até 6 pés. Outro pico é o da Praia do Porto: uma bancada de corais que dá direitas de excelente qualidade, porém este pico só começa a funcionar com um swell acima de 4 pés e pode chegar até 6 pés. A última praia de Itacimirim é a da foz do rio Pojuca, onde boas esquerdas quebram na bancada de areia próxima a saída do rio.

Praia do Forte
Localidade histórica e reserva ambiental, a Praia do Forte é conhecida como a 'Polinésia Brasileira'. Lá o que não falta é atrativos para os mais exigentes gostos, suas praias são de rara beleza e a natureza foi gentil em reunir em um só local tantas maravilhas. Além de um sítio histórico sem igual no país. O Castelo de Garcia D'Avila é a primeira construção do gênero em terras tupiniquins e a representação de um 'império' feudal que se estendia até o Piauí na época das capitanias hereditárias.

Na Praia do Forte estão uns dos melhores picos da Bahia: Casinha e o  único com fundo de areia, Catinguiba ou Papa Gente é onde tem as melhores ondas. Direitas e esquerdas quebram com até 6 pés sobre uma bancada perfeita dividida por um canal. As melhores horas para surf é na baixa mar até 2 horas antes da preamar. Outros picos como: Taboca, Taubaté, Cachimbáu e Igreja também dão boas ondas.

A Praia do Forte é uma das regiões preferidas pelos surfistas de Salvador, nos finais de semana o crowd é intenso mas durante a semana pode-se surfar somente acompanhado das tartarugas que habitam a região há muito tempo. A infra-estrutura existente é completa para uma boa estada, de camping a hotel 5 estrelas a PF, como é carinhosamente chamada, proporciona Soul Surf como poucas no Brasil.

Imbassaí
Praia bucólica na foz do rio com o mesmo nome. Imbassaí possui dois picos bem distintos: o primeiro é à esquerda do rio que proporciona ondas de boa formação; e o segundo fica logicamente à direita do rio, também com formação semelhante ao outro lado só que com mais força e mais extensa.

Sítio do Conde
Localidade com diversas praias, quase todas com boas ondas em fundo de areia. Picos ao acaso com boa formação para ambos os lados. Vale a pena uma visita a Barra do Itariri e a Siribinha, estes dois locais possuem uma beleza natural indescritível, além de um bom banho de rio após o surf.

Mangue Seco
Localizado na foz do rio Real que faz a divisa Ba/Se. Mangue Seco é um local de rara beleza. Suas dunas móveis dão um toque especial e surreal a paisagem. Mangue Seco possui boas ondas em um fundo de areia com formação para os dois lados, sendo que as esquerdas são mais longas e de melhor qualidade, mas raramente ultrapassam 3 pés. A melhor época para o surf é no inverno, coincidentemente quando ainda é possível encontrar uma pousada que não esteja lotada.

Surf em Itacimirin (Costa dos Coueiros - Camaçari-Ba) Foto: Fabriciano Jr.
Surf em Itacimirin (Costa dos Coueiros - Camaçari-Ba) Foto: Fabriciano Jr.
 Veja também
Fazer um passeio em uma Toyota 4x4 para conhecer de perto todos os encantos presentes no local também é indispensável. Uma das opções é atravessar de balsa o Rio de Contas e seguir por uma estrada com muita...Saiba mais
Para aqueles que gostam de caminhar, o Raso da Catarina é a verdadeira prova de fogo, título muito adequado não apenas pela presença de um sol abrasador, mas também pelo fato de o solo ser de areia pura, o que...Saiba mais
Cavalgar também é um grande programa no Parque Nacional de Monte Pascoal e nas três Áreas de Proteção Ambiental da Costa do Descobrimento: Santo Antônio, Coroa Vermelha e Trancoso/Caraíva...Saiba mais
Destinos Bahia
Publicidade