Ecoturismo em Maraú

Fazenda de Coco e Ecoturismo - Península de Maraú (Maraú-Ba) Foto: Divulgação
Fazenda de Coco e Ecoturismo - Península de Maraú (Maraú-Ba) Foto: Divulgação

Povoado de Taipus de Dentro
Localizada dentro da Baía de Camamu, na ilha de Taipu Mirim, essa pequena vila de pescadores, tem boa infra-estrutura urbana, pousada e restaurante.
Duração: tempo livre.
Dicas: a visita pode ser feita através de um tour de barco ou lancha pela Baía de Camamu. Vale a pena fazer um passeio por entre as poucas ruas do povoado, pavimentadas com paralelepípedos.
Como chegar: sair do Porto do Jobel, no tour pela Baía de Camamu. Sair de Maraú pela estrada de terra BR-030 e percorrer cerca de 25 km. Pegar um barco na cidade de Camamu; chega-se ao povoado em 30 minutos.

Povoado de Campinho
Porto natural que abriga velejadores em trânsito pela região. Na década de 60, o governo chegou a planejar a construção de um grande porto, que seria ligado por rodovia, a Brasília.
O projeto acabou abandonado, mas em função dele foi aberta uma estrada de terra (BR-030), que vai até a península.

O pequeno povoado conta com atracadouro e um Iate Clube particular, onde costumam se hospedar velejadores. Existem outras pousadas no local e um restaurante. Considerando o tamanho modesto do povoado, a vida noturna pode ser classificada como bastante movimentada.
Duração: tempo livre.
Dica: esse é um ponto que merece uma visita através do tour de barco ou lancha pela Baía de Camamu.
Como chegar: sair do Porto do Jobel em passeio pela Baía de Camamu. Sair de Maraú e percorrer a estrada de terra BR-030, por cerca de 30 km. Pegar um barco na cidade de Camamu; chega-se ao povoado em 30 minutos.

Povoado de Barra Grande
É o maior povoado da península. Devido à sua localização na ponta da Península de Maraú (onde fica a Ponta do Mutá), o acesso se faz pela Baía de Camamu, pelo Oceano Atlântico, bem como por terra, pela estrada BR-030. Com praias belíssimas - Praia de Barra Grande e Praia dos Três Coqueiros, com 2 km de extensão cada - arrecifes, piscinas naturais e vegetação de restinga, Barra Grande tem características distintas em relação aos demais povoados, pela qualidade da sua oferta turística: pousadas, bares, restaurantes, e o maior atracadouro da região.
Duração: tempo livre.
Dica: o lugar é tão bonito e agradável que merece a permanência por vários dias.
Como chegar: sair do Porto do Jobel em passeio pela Baía de Camamu; o povoado fica próximo ao extremo norte da península. Sair de Maraú, percorrer cerca de 35 km pela estrada de terra BR-030. Sair de Camamu, de barco, até quase o extremo norte da península.

Mirante do Morro do Taipu
Localizado na faixa litorânea norte da península, na Praia de Taipus de Fora, é também conhecido como Morro do Farol e é o ponto culminante da península (51 m de altura), de onde se tem a visão de toda a extensão de praias ao norte e ao sul, até o município de Itacaré.

O acesso ao Morro é pela praia, ótima opção para uma caminhada. O Farol do Morro de Taipu é mantido pela Marinha para orientação das embarcações que entram na Baía de Camamu e é um dos pontos turísticos mais interessantes da Península.
Duração: 2 horas.
Dica: vale a pena subir o morro (51 m), de onde se pode descortinar uma bela vista da baía, do mar aberto e da Lagoa Azul.
Como chegar: a pé, pela praia de Taipus de Fora.

Trilha Barra Grande - Pontal
A trilha, de quase 40 km, começa em Barra Grande e propicia uma agradável caminhada por todas as praias da península e a contemplação do belo visual formado por coqueirais, restingas e riachos que deságuam no mar. No percurso até as praias de Cassange e Saquaíra há pousadas, bares e restaurantes litorâneos.

A partir daí e até a Praia de Pontal, a região fica mais deserta. Sugere-se procurar orientação com o Instituto PROMAR (Instituto para o Desenvolvimento Sustentável da Península de Maraú).
Duração: tempo livre.
Dica: desde Barra Grande, até a Praia de Saquaíra, conta-se com o apoio de pousadas e restaurantes. Pode-se alugar jipes para fazer a trilha.
Como chegar: a partir de Barra Grande, são 40 km em direção sul, até a divisa dos municípios de Maraú e Itacaré.

Trilha Pontal - Tremembé
A trilha, de aproximadamente 20 km, começa na Praia de Pontal e vai até a Cachoeira do Tremembé, atravessando rios e riachos. Sugere-se procurar orientação com o Instituto PROMAR local.
Duração: tempo livre.
Dica: na Praia de Cassange, existe uma empresa de turismo ecológico.
Como chegar: sair da Praia de Pontal, na divisa com o município de Itacaré, em direção à Cachoeira do Tremembé.

Fazenda de Coco e Ecoturismo - Península de Maraú (Maraú-Ba) Foto: Divulgação
Fazenda de Coco e Ecoturismo - Península de Maraú (Maraú-Ba) Foto: Divulgação
 Veja também
O encontro das águas do mar com o Rio Jucuruçu é um passeio delicioso. A Barra do Jucuruçu, situada a 4 km do centro da cidade, na direção sul, pode ser alcançada pela praia ou pelo rio. Nos meses de janeiro,...Saiba mais
Caminhar pelos rochedos que formam as corredeiras do rio de Contas, cercados pela Mata Atlântica. Aproveitar para conhecer o pequeno “canyon” e banhar-se nas prainhas do rio e na Cachoeira do Fumo. Duração: 5 horas...Saiba mais
A fazenda recebe visitantes com programação antecipada ou através de agências de viagens e turismo. Banho de mar e também em uma pequena lagoa existente no local. Pode-se ainda fazer caminhadas na praia...Saiba mais
Destinos Bahia
Publicidade