Visite Cachoeira
Vista panorâmica da cidade - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba (Licença: cc-by-sa-3.0)
Vista panorâmica da cidade - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba (Licença: cc-by-sa-3.0)

Considerada monumento nacional e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional em 1971, Cachoeira, depois de Salvador, é a cidade baiana que reúne o mais importante acervo arquitetônico no estilo barroco. Seu casario, suas igrejas, seus prédios históricos preservam a imagem do Brasil Império - tempo em que o comércio e a fertilidade do solo fizeram de Cachoeira a vila mais rica, populosa e uma das mais importantes do Brasil - durante os séculos XVII e XVIII.

Durante o século XIX, Cachoeira projetou-se na história política do país. As lutas contra a canhoneira portuguesa, a proclamação do príncipe D. Pedro I como Regente, o bombardeio e a resistência (quando surgiu a heroína Maria Quitéria), são fatos que ainda hoje enchem de orgulho a população local. Durante a Guerra do Paraguai, a enfermeira cachoeirana, Ana Nery, alistou-se no exército brasileiro.

No tempo do Império a vila recebeu o título de Heróica. Conheceu novamente o fausto com o desenvolvimento da indústria fumageira e a instalação da fábrica de charutos Dannemann e Suerdieck.

Conheça mais sobre Cachoeira
Fotos Cachoeira
VER MAIS 19 FOTOS
Destinos Bahia
Publicidade