Vista aérea da Ilha de Comandatuba (Barra Sul) - Foto: Alvinho Moraes |
Ecoturismo
Corredeiras do Rio Una
Na estrada, passa-se pelas fazendas Vila Rica, Pancada Grande e Santa Vitória, margeadas pelas corredeiras do rio Una. Visitar e tomar um banho são atividades recomendadas. Duração: tempo livre
Como chegar: Saindo de Una em direção ao povoado Colônia de Una, após 2 km em estrada de terra, chega-se às corredeiras.
Povoado de Comandatuba
Conhecer o povoado, seus pescadores e artesãos, sua história e a Igreja de São Sebastião, com a tradição popular da puxada de mastro. Existem muitas pousadas e restaurantes, além de lojas de artesanato e uma escola de tapetes e cangas artesanais. Do povoado, pode-se conhecer a Ilha da Fantasia e a praia de Comandatuba, através de barco pelo canal de Comandatuba. Duração: o dia todo
Como chegar: Saindo de Una, em direção a Canavieiras, após 16 km, virar à esquerda. Depois de percorrer 3 km, chega-se ao povoado.
Reserva Biológica de Una
Visitas concedidas pelo IBAMA, apenas para fins científicos Área: 11.400 hectares Localização: Zona Rural de Una Criação: em 1980 Características: Administrada pelo Governo Federal, é considerada por cientistas e ambientalistas como uma das mais importantes reservas do planeta para a conservação ambiental e das espécies. Caracteriza-se, principalmente, por ser o habitat do mico-leão-de-cara-dourada, que se alimenta nos bolsões remanescentes de Mata Atlântica presentes na reserva, que abriga, ainda, jaguatiricas, iraras, quatis e gaviões-morcegueiros. IBAMA Fone: (71) 240-7322
Povoado Pedras de Una
Conhecer o povoado e sua história, passear de barco pelos rios Una e Maruim em direção às praias Itapororoca. Praticar esportes náuticos. Duração: o dia todo Como chegar: Saindo de Una em direção a Ilhéus, depois de 7 km (em estrada de terra), chega-se ao povoado. Dica: Contatos para o passeio de barco são feitos diretamente com os pescadores locais. Conhecer a Igreja de São Sebastião, padroeiro do local, construída pelos padres jesuítas.
Unidades de Conservação
Reserva Biológica de Una
Visitas concedidas pelo IBAMA apenas para fins científicos Área: 11.400 hectares Localização: Zona Rural de Una Criação: em 1980 - Características: Administrada pelo Governo Federal, é considerada por cientistas e ambientalistas como uma das mais importantes reservas do planeta para a conservação ambiental e das espécies. Caracteriza-se principalmente por ser o habitat do mico-leão-de-cara-dourada, que se alimenta nos bolsões remanescentes de Mata Atlântica presentes na reserva, que abriga ainda, jaguatiricas, iraras, quatis e gaviões-morcegueiros. IBAMA Fone: (71) 240-7322
Ecoparque de Una
O Ecoparque de Una é uma Unidade de Conservação, de iniciativa do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais do Sul da Bahia - IESB, em parceria com a Conservation International, e está dentro de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural que começa num seringal, na trilha principal do Parque, com 2 km de extensão, onde se pode observar a extração artesanal da borracha.
Seguindo a trilha, a Mata Atlântica vai se tornando mais alta e exuberante.
No interior do Parque há uma passarela suspensa na copa das árvores, com 20 m de altura, em média, e com 100 m de comprimento, de onde se observa a Mata Atlântica com suas espécies de plantas e animais. Nos passeios pelo Parque podem ser vistos os micos-leões-da-cara-dourada, animais em extinção. No final da caminhada pela mata, um banho refrescante nas águas do rio Maruim. O Ecoparque é um centro de visitação, pesquisa e educação ambiental.
Duração: 6 horas, incluindo as caminhadas no Ecoparque.
Como chegar: (Situa-se ao lado da Reserva Biológica de Una) BA-001 - Una/Ilhéus; após 19 km, virar à direita. (Aproximadamente 44 km de Ilhéus)
Dicas: Observe a natureza. O percurso é bastante agradável, passando por todas as praias do litoral sul de Ilhéus. No final da caminhada pela mata, recomenda-se um banho refrescante nas águas do rio Maruim. A visita deve ser programada com antecedência.
As Praias de Una:
Praia de Acuípe
Localizada no Norte de Una, distante aproximadamente 29 km. O acesso é feito através da BA-001, rodovia litorânea asfaltada – acesso restrito e autorizado pelos proprietários. Características: mar calmo e águas mornas – bom para um banho relaxante. Atrativos: ao norte, o mar encontra-se com a foz do rio Acuípe, o que torna este local ótimo para pesca.
Praia de Lençóis
Localizada paralela ao rio Acuípe. Características: rica em manguezais, restingas (com bromélias e pássaros) e coqueirais. Possui pousada, cabanas, casas de veraneio. Boa para banho e caminhadas.
Praia da Independência
9 km da sede da cidade. O acesso é feito pelo rio Una, vila de Comandatuba, próxima ao povoado de Pedras. Características: praia pouco freqüentada, boa para banho e caminhadas. O encontro do rio com o mar é o que torna esta praia especial, que pode ser alcançada de carro com razoável facilidade.
Praia de Pedras de Una
Localizada no Povoado de Pedras de Una - 13 km de Una. O acesso é feito 3 km após a saída de Una, em direção a Ilhéus, por uma entrada lateral. Deste ponto até o vilarejo são 10 km de estrada não asfaltada, geralmente em bom estado. Características: mar calmo em todos os períodos das marés, ótima para a pesca, margem repleta de coqueiros e ao fundo a Mata Atlântica intacta. Atrativos: praia deserta e virgem.
Praia da Ilha do Desejo
Localizada no Norte de Una, divisa com Ilhéus. O acesso é feito através da BA-001, passando por uma estreita ponte de madeira, cercada de manguezais; pega-se uma balsa para a travessia do rio Acuípe, que dura cerca de 3 min. Características: continuação da Praia de Acuípe; propícia para banho em todos os períodos das marés. Muitos coqueiros margeiam toda a costa; possui boa infra-estrutura turística. Atrativos: ao sul, encontra-se a barra do rio Acuípe – ótimo local para a pesca e banhos. Após a foz do rio, a praia torna-se deserta - uma boa opção para os praticantes do naturismo e afins.
Praia Itapororoca
Parte central do município. O acesso é feito pelo rio Una, mediante autorização, que pode ser adquirida na fazenda Bolandeira, encontrada nas margens da BA-001 e a 8,5 km de Una em direção à Ilha de Comandatuba. São 10 km de estrada não asfaltada, cercada de Mata Atlântica para chegar à beira-mar. No inverno, algumas áreas costumam ficar alagadiças – terreno próprio para veículos com tração 4x4. Características: praia pouco freqüentada, com ondulações fortes, boa para pesca, areias contornadas por vastos coqueirais e ao fundo alguns trechos de Mata Atlântica.Itapororoca quer dizer pedra que estala.
Praia de Comandatuba
O acesso é feito por balsas, pelo canal do rio Doce. Características: boa para banho e caminhadas. Muitos coqueiros. Atrativos: pode-se banhar na lama negra medicinal e visitar uma típica casinha de nativos, com prova dos temperos secretos do caldinho de feijão da Dona Ginga e as cachaças artesanais do Badá, além de observar a técnica de tirar água de cacimba e subir os coqueiros com a peia.