Últimos posts
Pontos Turísticos em Nova Viçosa
Nova Viçosa - Mergulho da Jubarte - Foto: Gabriel Carvalho
Nova Viçosa - Mergulho da Jubarte - Foto: Gabriel Carvalho

Ecoturismo

Mangues da Mata Atlântica
Esta é uma pequena área formada por manguezais, que está sob a proteção do IBAMA. Vale conhecer, mas mediante autorização.

Recife Sebastião Gomes ou Ilha Coroa da Barra
Visitadas exclusivamente para mergulho, as belas paisagens são todas submarinas. Duração: 1 dia. Dica: só é possível fazer esse passeio através das empresas especializadas em mergulho que atuam na área (Nova Viçosa ou Caravelas). Como chegar: o Recife São Sebastião Gomes situa-se em frente à cidade. Saída do cais de Nova Viçosa. A travessia dura 1 hora.

Helvécia
Fundado por colonizadores suíços, alemães e franceses, esse distrito é também berço da história de Nova Viçosa e já completou 150 anos. Antigo quilombo, tornou-se um dos primeiros redutos da resistência negra de descendência africana. Até hoje, as raízes culturais africanas são percebidas nos dialetos, festas, danças e comidas. Já recebeu a visita do líder africano Nelson Mandela. Vale a pena uma visita à antiga estação ferroviária de Helvécia. Duração: 3 horas. Como chegar: saindo de Nova Viçosa, 15 km pela BA-698, até o entroncamento com a BA-998. Percorrer mais 34 km por essa rodovia não pavimentada até a BR-418. Seguir mais 10 km, pela direita, até o distrito de Helvécia.

Ilha Cassumba - Um verdadeiro complexo hídrico/ecológico onde um emaranhado de rios, lagoas e braços de mar misturam suas águas às margens de uma das maiores áreas de manguezal da Bahia. A ilha Cassumba consegue reunir em seu território de 24 quilômetros de comprimento por 5 de largura, diversos ecossistemas, entre restinga, cerrado, manguezais, recifes de coral e Mata Atlântica.

Situada às margens dos rios Peruipe, Caravelas e Pitu-açu, entre os municípios de Nova Viçosa e Caravelas, a Ilha Cassumba, com suas 250 famílias residentes, distribuídas em pequenas vilas, desdobra-se em diversos atrativos, todos com acesso fluvial. Semidesertas e paradisíacas, as praias nesta ilha são um convite ao desfrute da natureza. Duração do passeio, um dia; do percurso, 40 minutos. Dicas: o horário do passeio depende da maré cheia. Leve repelente de insetos (parte do percurso é feito no manguezal), protetor solar e chapéu.Como chegar: saídas do cais de Nova Viçosa. A travessia dura 40 min.

Barra Velha - Ilha Cassumba
É o destino mais procurado a partir de Nova Viçosa. A bordo de uma traineira adaptada para passeios ecoturísticos, chega-se à pequena vila de antigos pescadores, com suas casinhas brancas. O trajeto de barco inclui a travessia do estuário do rio Peruipe, avistando-se ao longe a cidade de Nova Viçosa, a barra com seus bancos de areia e o canal de navegação. O caminho fluvial se estreita próximo ao povoado, que fica do lado oeste da ilha, onde é possível avistar a população de caranguejos e ostras que tomam conta do manguezal. Há ainda uma rica variedade de aves.

O desembarque é feito em um pequeno píer de madeira. As praias contornadas por extenso coqueiral estão logo depois da vila, atravessando a ilha no sentido oeste/leste. A Ponta de Caboroca, nome de um velho índio que residia no local, fica mais ao sul, de frente para Nova Viçosa. A praia seguinte, Barra Velha, também tem o nome de outro antigo morador. Os coqueiros chegam até onde o mar alcança. Duração: 1 dia. Dica: a praia não tem qualquer infra-estrutura, porém o povoado de Barra Velha serve de apoio aos turistas. Muitas famílias vendem água de coco e preparam tira-gosto e até refeições se forem encomendadas com antecedência. Como chegar: saída do cais de Nova Viçosa. A travessia dura 40 min. Até o povoado de Barra Velha.

Pontal do Catoeiro - Ilha Cassumba
A partir de Barra Velha, até o Pontal do Catoeiro, a caminhada de quatro quilômetros pela praia revela recantos belíssimos, como um pesqueiro natural onde os nativos pescam robalos, tainhas e camarões e as garças nidificam. Um farol da Marinha sinaliza o local exato do Pontal de onde se avista a Coroa Vermelha. A praia é completamente deserta e desprovida de qualquer infra-estrutura. Duração: a caminhada dura, em média, duas horas. Dica: não esqueça a máquina fotográfica, água e o protetor solar. Como chegar: saída do cais de Nova Viçosa. A travessia dura 40 minutos, até o povoado de Barra Velha. A partir daí, seguir andando pela praia, no sentido norte, por aproximadamente 4 km, até o Pontal do Catoeiro.

Recifes e Ilha da Coroa Vermelha
A pintura vermelha do farol chama a atenção dos navegadores. A paisagem marinha é das mais fascinantes. Desde longe, é possível avistar as coroas de areia muito brancas, as manchas escuras submersas dos recifes de corais e, a pequena ilha de 1,5 metro de altitude, perdida na imensidão azul do Atlântico, a aproximadamente 12 quilômetros da costa de Nova Viçosa. Ilha arenosa, a Coroa Vermelha é o topo de um antigo recife de coral.

Próxima ao farol, uma solitária amendoeira se destaca na paisagem de vegetação característica, de restinga e raras espécies de mangue. Quando a maré baixa, é possível mergulhar nas piscinas naturais e observar peixes coloridos, estrelas do mar, siris e ouriços. A Coroa Vermelha também é ponto estratégico na rota migratória de aves marinhas que buscam repouso e alimentação. É também área de alimentação de tartarugas marinhas, além de possuir riquíssima fauna aquática. Para desfrutar do passeio é preciso estar atento ao horário, pois a Coroa Vermelha só se exibe completamente na maré baixa.

O barco ancora em águas calmas e o desembarque pode ser feito em botes ou a nado, mergulhando nas águas transparentes. Uma caminhada em volta da ilha dura, em média, meia hora e é fundamental para reconhecimento e safári fotográfico. Em seguida, o deleite do lugar fica por conta da prática do mergulho livre (apnéia) nas piscinas naturais, onde a visibilidade varia entre 10 e 15 metros.
Duração: do passeio, um dia. De travessia, 1h 30min de barco ou 30 minutos de lancha.

Dica: a saída para Coroa Vermelha varia de acordo com a maré. Contrate o passeio de barco, lancha ou escuna em uma agência de turismo receptivo em Nova Viçosa ou Caravelas. Leve sandália de borracha com proteção lateral ou tênis, para poder caminhar sobre os recifes, e um saco plástico para juntar seu lixo e levar de volta. Não esqueça as regras básicas para conservação da ilha.
Como chegar: fica a uma distância de sete milhas náuticas, aproximadamente 12 quilômetros da costa de Nova Viçosa.

Rio Peruipe
Navegável em todo seu estuário, desde o canal principal até os do manguezal e braços de mar, em barco, lancha ou canoa, o Rio Peruipe recebe, próximo a foz, as águas dos rios Pitu-açu, Pau Alto, Marobá e de inúmeros riachos, formando um emaranhado de caminhos aquáticos. O principal deles, liga o Peruipe ao Rio Caravelas, atravessando o extenso manguezal da Ilha Cassumba.

A paisagem varia a partir da foz do Peruipe, passando pelos canais de mangue, pequenas vilas, comunidades ribeirinhas, sítios e coqueirais, até alcançar o Rio Caravelas no município do mesmo nome.
Duração: do passeio, um dia. Do percurso, 1h 20min em lancha tipo chalana ou escuna. Dica: a partir de Nova Viçosa, a embarcação sai sempre às 7 da manhã e retorna às 17h. Como chegar: saída do cais de Nova Viçosa em lancha tipo chalana ou escuna, em direção a Caravelas. O percurso dura 1 hora e 20 minutos.

Parque Ecológico Municipal
É uma reserva natural, que abriga parte remanescente da Mata Atlântica. A paisagem é deslumbrabte e você ainda pode conhecer os manguezais e as ilhas de Barra Velha e Coroa Vermelha.

As Praias de Nova Viçosa:

Praia de Barra
É a primeira no perímetro urbano, fica na foz do Rio Peruipe e, na maré baixa, forma bancos de areia de mais de 200 metros entre o mar e o rio. A temperatura da água é morna e a areia monazítica, indicada para tratamento das articulações. A paisagem é das mais belas, com ingredientes como a foz do rio, os bancos de areia, as pitangueiras, cajueiros e, em grande parte do entorno, um dos maiores complexos de manguezal da Bahia, a Ilha da Cassumba. Do outro lado, ao norte, avista-se a praia de Barra Velha, na mesma ilha.

Praia do Pau Fincado
Seguir 2 km, no sentido sul, a partir da Barra do Rio Jucuruçu. Os coqueiros e a restinga continuam contornando essa praia que tem as mesmas características da anterior, com ondas fracas e areia batida. Há também uma grande concentração de barracas, artesanato e restaurantes, que provocam um movimento constante.

Praia do Pontal
Praia Urbana - Características: na maré baixa surgem pequenas lagoas nos bancos de areia; as ondas são fracas, tem coqueiros, pitangueiras e cajueiros. Areia branca e batida. Atrativos: boa para pesca.

Praia do Sabacuí
A vegetação exibe características de restinga e Mata Atlântica. A enseada é de ondas mansas e areia fina. Encontro do Rio Sabacuí com o mar. A infra-estrutura na praia fica por conta das pousadas instaladas ao longo da avenida Oceânica que instalaram bares e restaurantes de frente para o mar.

Praia Lugar Comum
A vegetação rasteira e o coqueiral lembram a canção de Gilberto Gil “beira do mar, lugar comum, começo do caminhar...” É das mais freqüentadas pelos turistas e é a que concentra o maior número de barracas; ondas fracas e água morna, areia branca e batida. Fica a dois quilômetros do centro da cidade.

Costa do Atlântico
Seguir 17 km pela rodovia BA-998, no sentido sul, até os limites dos município de Nova Viçosa e Mucuri. Deserta, de ondas fortes, com coqueiral, sem qualquer infra-estrutura, é freqüentada por pescadores. Boa para o pesca do robalo e do camarão. A vegetação é de restinga em transição com a Mata Atlântica e a praia é de ondas fortes e águas mornas. Faz divisa com o município de Mucuri.

Conheça mais sobre Nova Viçosa
Destinos Bahia
Publicidade