Últimos posts
Pontos Turísticos em Morro do Chapéu
Praça principal da cidade -  - Foto: Tatiana Azeviche - Setur-Ba (Licença cc-by-sa-3.0)
Praça principal da cidade - - Foto: Tatiana Azeviche - Setur-Ba (Licença cc-by-sa-3.0)

Cachoeiras

Cachoeira do Ferro Doido
Situada a 18 km da sede, chega a alcançar no seu ponto mais alto 98m de altura; leva-se 2 horas para percorrer as três trilhas.

Cachoeira do Agreste

Formada pelo rio Jacuípe, depois que recebe as águas do rio Preto. A principal queda d’água tem aproximadamente 50 metros de altura, seguida de uma bacia que se precipita em um canal formando poços profundos, onde já se explorou diamantes. A trilha, de aproximadamente três quilômetros até a queda principal, margeia o rio, onde existem várias praias, pequenas quedas d’água e uma flora diversificada com pés gigantes de orquídeas de cerca de um metro de altura e plantas carnívoras, devoradoras de insetos.

O acesso à cachoeira do Agreste fica a 17 quilômetros de Morro do Chapéu, pela BA-426, em trecho asfaltado. A partir daí, dobra-se à direita, em direção ao povoado de Flores, numa estrada secundária, por 8,5 quilômetros.

Cachoeira do Ventura
Localizada a 36 km da sede, possui 35m de altura e seu leito é formado de arenito. O passeio nesta cachoeira pode durar todo o dia.

Cachoeira Domingos Lopes

Formada pelo rio Jacuípe, fica a 26 km da sede e mais 13 km em estrada de cascalho. A cachoeira forma um belíssimo lago, ótimo para banho.

Fonte Termal do Tareco

Fica a 36 km da sede, sendo 29 km de asfalto. Possui duas fontes em forma de piscina, utilizadas para banho. Sua água apresenta PH8, de cor límpida e é muito indicada para o tratamento de doenças de pele. Existem no local fontes de água mineral destinadas ao consumo.

Grutas

Gruta dos Brejões

Maior atração natural de Morro do Chapéu, está situada a 186 km da sede na Serra das Araras. Sua entrada principal mede 123 m de altura, 60 m de largura e 7.800 m de comprimento; possuí inúmeros salões e é cortada pelo rio Jacaré. Segundo o Museu Geológico da Bahia, setor de espeleologia, em relação às maiores cavernas brasileiras, esta gruta é a 4ª maior do Estado e a 6ª do Brasil. Recomenda-se o passeio somente se for para passar a noite acampando, dentro ou fora da gruta, pois o local é distante, não possuindo hotéis ou pousadas nas proximidades.

Gruta da Boa Esperança

Localizada a 53 km ao sul de Morro do Chapéu, possui uma cavidade que é considerada especial devido à existência de um painel de pinturas rupestres. Um altar no centro denuncia atividades religiosas. O abrigo foi usado para sacrifícios humanos em décadas passadas, pois acreditava-se que, assim procedendo, pedras transformar-se-iam em ouro e diamante. A duração do passeio é de aproximadamente 4 horas, existindo um lago ótimo para um mergulho, dentro da gruta.

Gruta do Cristal
Acesso pela rodovia Morro do Chapéu – Bonito até o distrito de Arizona (Catuaba); estrada de cascalho para Cafarnaum, por 2 km; desvio à direita, por estrada secundária, por 1,5 km. Esta gruta abrange quatro cavidades denominadas Cristal I, Cristal II, Pé de Manga e Dolina (Buracão IV). A Gruta do Cristal I, possui 3.000m de extensão é a mais importante. A altura varia de 1 a mais de 30 m.

Gruta da Igrejinha
Localizada a aproximadamente 115 km da sede, pela BA-052. Acompanha o curso do rio Jacaré em rochas calcárias, com cerca de 45 m de altura e 300 m de extensão. Iluminação natural com alguns trechos em penumbra. Na entrada da gruta, o rio forma cristalinos limitados por pedras verticais. No interior da gruta existe uma estalactite (composta) de cerca de 25 m de altura e quase 20 metros de diâmetro, que pode ser considerada uma das mais expressivas do Brasil.

Buraco do Posidônio
Localiza-se a 17 km da sede, através de estrada de cascalho. Imensa cratera com aproximadamente 60 m de profundidade, cuja vegetação é misto de cerrado (no exterior) e árvores de grande porte como o cedro, no interior. Sua origem é atribuída a um abalo sísmico.

Ecoturismo

Parque Estadual de Morro do Chapéu
Criado em 1973 com objetivo de preservar o meio ambiente. No momento não está aberto à visitação.

APA - Gruta dos Brejões Vereda do Romão Gramacho

Primeira APA do Estado, criada em 13/11/85.

Centro de Pesquisa Ufológicos
Está localizado à margem da BA 053, junto à Estação Rodoviária. Sede do Circulo de Pesquisa Porto Cristal , dirigido pelo Sr. Alonso Valdi Régis. No local encontra-se réplica de um disco voador.

Pinturas Rupestres:

' Segundo Laming-Emperaire (in Prous 1991) a importância da arte rupestre está no fato desta constituir em um testemunho voluntário de sociedades já extintas, o qual foi executado, na maior parte, com significado próprio, muitas vezes ainda não compreendido, e sobre o qual muitas interpretações podem ser levantadas. Dentro dos possíveis significados, Pours (1991) aponta para o fato de que embora muitas hipóteses tenham sido elaboradas buscando explicar o significado das pinturas, sem considerá-las simples manifestações artísticas, todas carecem de fundamento suficiente.

Independente das interpretações possíveis sobre a natureza das pinturas, os registros constituem fontes de informações importantes no conjunto de pesquisa arqueológica, onde são analisados, de forma equilibrada, nos diferentes aspectos do fenômeno humano, que incluem a biologia, a cultura e o meio ambiente'. Onde ficam – Serra Izabel Dias, Canabrava ( entre o povoado de Tareco e Cavalo Morto) - Serra do Ventura (à margem da Cachoeira) - Lagoa da Velha, (Brejões da Gruta) - Boqueirão do Brejo (Fazenda Sossego) - Serra do Bexiguento, Gurgulha, Retiro, Serra Branca, Boca da Madeira, Espinheiro, Palmeira, Jaboticaba, Salgado, Serra do Badeco, Gruta dos Brejões.

Lagedo Bordado

Situado na Fazenda Formosa às margens do rio Salitre a 44 km de Morro, são artes de um período ainda não identificado. Numa classificação leiga, são desenhos feitos em rocha, a partir de entalhe em alto e baixo relevo, onde também são encontradas formas e pegadas de animais da pré história.

Vila de Ventura
A partir de Morro do Chapéu pela BA 052 até a barragem do Angelim são 27km, em seguida dobrar a direita e percorrer 8km. Este local foi o maior centro produtor de diamante da região, possuindo 20.000 habitantes na década de 30. Hoje restam somente alguns sobrados e casas coloniais em ruínas, a pequena igreja, o calçamento original em pedra.

Parque Nossa Senhora da Soledade

Praça Camilo Calazans (centro) - Casas Senhoriais construídas pelo Cel. Francisco Dias Coelho, importante figura da história local, além de uma capela dedicada à Nossa Senhora da Soledade onde podemos contemplar imagem magnífica de Nossa Senhora com 2m de altura, presenteada por uma firma francesa, ao referido Coronel.

Paleontologia

Os interessados em paleontologia precisam visitar, em Ourolândia, a Toca dos Ossos, de onde já foram retirados mais de dez mil fósseis, inclusive da extinta preguiça gigante.

Morrão
Elevação situada a cerca de 8 km da cidade com uma altitude de 1.293 m. Visto do sul, tem forma de chapéu, daí a denominação do município. Neste local encontra-se uma grande variedade de bromélias e orquídeas.

Canoing e Rapel

Cascading

Pontos muito procurados para praticar o cascading são a cachoeira do Ferro Doido, com 90 m de altura, em Morro do Chapéu, as cachoeiras Véu de Noiva, com 70 m e do Piancó, com 45 m, em Jacobina, a cachoeira Payayás, com 45 m, em Saúde, a cachoeira das Moendas, com 70 m, em Ituaçu, a cachoeira do rio Brumado, com 300 m, em Rio de Contas e o poço do Diabo, no rio Mucugezinho, com 20 m de altura, que é o local perfeito para os iniciantes.

Rapel na Gruta dos Brejões

Os adeptos de aventuras radicais têm na gruta dos Brejões um cenário perfeito para a prática de rapel - descida em cordas especialmente na entrada da caverna, que mede 123 metros de altura, ou nas clarabóias existentes.

Rios

Os Rios de Morro do Chapéu

Os rios que nascem e /ou cortam o município do Morro do Chapéu fazem parte das bacias do São Francisco e do Paraguaçu, sendo o Jacuípe o rio perene mais importante, que nasce no povoado de Bangüês. Ao lado deste, os rios Preto, Ventura, Ferro Doido, Salitre, Jacaré, Bonito e Tijuco promovem um verdadeiro festival de águas na forma de poços e cachoeiras. As do Ferro Doido e do Agreste ficam no Parque e Reserva de Morro do Chapéu, criado pelo governo do Estado em 1973, por sugestão do paisagista Burle Marx, como forma de preservar a fauna e a flora nativas, especialmente as orquídeas e os colibris dourados.

Conheça mais sobre Morro do Chapéu
Destinos Bahia
Publicidade