Pontos Turísticos em Mangue Seco
Mangue Seco -  Foto: Tatiana Azeviche - Setur
Mangue Seco - Foto: Tatiana Azeviche - Setur

As dunas de Mangue Seco
As dunas de até 30 metros de Mangue Seco, extremo Nordeste da Bahia e divisa com Sergipe, são mais que perfeitas para a prática do sand-board, um esporte light praticado por jovens de todas as idades.

As Praias de Mangue Seco:

Costa Azul
Distante 60 km da sede do município e situada entre as praias de Vaporzinho, ao norte e da Barra do rio Itapicuru, ao sul, seu acesso para quem vai da capital, é feito pelo Km 180 da BA-099 (Linha Verde), que se encontra do lado direito, 9 Km após o posto da Polícia Rodoviária Estadual (há uma placa de sinalização com o nome da praia). Para quem vai de Sergipe, a entrada se encontra 20 Km após a divisa dos estados.

Semideserta em quase toda sua extensão, Costa Azul é coberta por areia fina e branca, cercada por coqueirais e pequenas dunas. As águas são claras, de cor azulada, habitat de diversas espécies piscosas, como robalo, cação e arraia. Oferece um mar de águas calmas e mornas, ideal para banho.

Praia de Coqueiros
Situada 2 km ao sul da praia de Mangue Seco, distante 57 km da sede municipal e a 221 km de Salvador, pela Linha Verde. Repleta de coqueiros e dunas móveis, com aproximadamente 6 km de extensão. A praia, deserta, oferece um mar que se apresenta sempre com boas condições de banho, principalmente nas marés vazantes, com pequenas marolas. As areias, contornadas por grandes dunas, chegam a atingir cerca de 35 m de largura, nas marés baixas. Podem ser observados bolsões de desova de tartaugas marinhas, mantidos pelo projeto Tamar.

Praia da Barra do Rio Itapicuru
À beira da margem direita do Rio Itapicuru, ao sul da Praia de Costa Azul e ao norte da Praia de Siribinha. Seu acesso pode ser feito a pé, de carro ou moto, pelas areias e durante as marés baixas.
Pode-se desfrutar do prazer das praias marítima e fluvial, todas com boas condições de banho. As águas do mar e do rio são mornas e calmas, com pequenas ondas. Outra boa pedida para banho de água doce no local é o 'Cavalo Russo' - pequeno córrego de águas transparentes, situado entre o manguezal e as dunas que vão até a praia.

Mangue Seco
Praticamente deserta, a praia é um paraíso ecológico, repleto de dunas com coqueiros e manguezais. Na parte norte, a praia marítima possui um trecho com poucos quiosques. O mar é geralmente calmo, com águas mornas e pequenas ondas, ideais para o banho. No final da parte norte da praia marítima, encontra-se a foz do Rio Real, onde começa a praia fluvial. O Rio Real é uma boa opção de passeio pela região dos manguezais. Também adequado para banho, suas águas, de temperatura amena, são limpas e muito tranqüilas, propícias para a prática de vários tipos de esportes náuticos.
Na praia marítima também existe uma base do Projeto Tamar, destinado à preservação das tartarugas marinhas.

Praia do Vaporzinho
Situada entre as praias do Coqueiro e Costa Azul, seu acesso, para quem vem da capital, é feito pelo Km 180 da Linha Verde, 9 km após o posto da Polícia Rodoviária, na entrada com placa indicativa para a Praia de Costa Azul. Desse posto são mais 13 km, em estrada asfaltada. Semideserta, possui este nome devido à existência, a poucos metros da praia, de um navio movido a vapor, naufragado há muitos anos.

Em frente à velha embarcação encontram-se as instalações do laboratório da cultura de camarões da Fazendo Lagoa Vermelha, onde está sendo desenvolvido um criatório de camarões-da-malásia. A água do mar, de temperatura amena, é propícia para o banho e apresenta pequenas ondas, especialmente durante as marés baixas. Não oferece infra-estrutrua turística.

Conheça mais sobre Mangue Seco
Destinos Bahia
Publicidade