Pontos Turísticos em Caldas do Jorro
Praça central - Foto:  Setur-Ba (Licença cc-by-sa-3.0)
Praça central - Foto: Setur-Ba (Licença cc-by-sa-3.0)

Jorrinho

Anexa à conhecida Caldas do Jorro, esta a deliciosa estância hidromineral é a grande dica de passeio na região. O local fica situado as margens do Rio Itapicuru, mesclando em sua paisagem as arvores retorcidas da caatinga e o leito parcialmente seco do rio.

O Jorrinho consiste apenas em uma pequena vila com uma praça, onde se concentram os principais bares e as bicas. O curioso é que à água que sai delas tem uma temperatura mais moderada que as do Jorro, proporcionando um maior deleite ao visitante.

Ir até o Jorrinho e não experimentar sua maior especialidade seria um pecado. Na porta de cada bar, a tradicional carne de bode fica exposta ao sol, para atingir o ponto certo de sal e consistência. Abrir o apetite com as águas da bica, degustar o delicioso tira-gosto e se refrescar com uma cerveja bem gelada tornarão o passeio inesquecível.

Tomar água:

Tomar a água das bicas na praça Ana Oliveira, a central da cidade, é programa obrigatório. A área está sempre cheia de visitantes e moradores da Estância. A água é realmente atraente,   desabor pouco acentuado e gosto alcalino, apresenta uma cor levemente verde e azul em grande volume e, torna-se incolor em pequeno volume. De imediato, o calor assusta um pouco mais paulatinamente o corpo vai se acostumando à temperatura de 48ºC e a ducha torna-se deliciosa e relaxante.

Com propriedades terapêuticas já bastante conhecidas e comprovadas, as águas de Caldas do Jorro, tem grande poder curativo e são aconselhadas para tratamento de doenças alérgicas, dermatoses reumáticas, gastro-intestinais, dispepsias, gastrites, colites, prisão de ventre, doenças do fígado e dos rins, manifestações úricas, acne–furunculose e eczemas parasitosas da pele. Além de possuir poderes afrodisíacos. Recomenda-se beber, lentamente e com estômago vazio, quatro copos por dia: pela manhã em jejum, às 11:00h, 17:00h e à noite antes de dormir. O banho pode durar até três horas, depois das refeições, evitando  banhar-se no período das 10:00h às 15:00h, nos dias quentes, devido ao calor da água que é de 48ºC.

Feira tradicional:

A Tradicional feira de Caldas do Jorro, não deve ficar de fora do roteiro; ela acontece aos domingos, e como as feiras nas cidades do sertão são bem interessantes, o visitante encontra uma série de novidades e em um rápido passeio pode-se perceber a autentica geografia humana da região.

Conheça mais sobre Caldas do Jorro
Destinos Bahia
Publicidade