EnglishPortuguese
Pontos Turísticos em Alcobaça
Alcobaça - Igrejinha do local - Foto: João Ramos - Bahiatursa
Alcobaça - Igrejinha do local - Foto: João Ramos - Bahiatursa

Ecoturismo

Recife das Areias

Situado em águas oceânicas, o Recife das Areias pontua o início do Parcel das Paredes. Um banco de areia no centro e os recifes de coral possibilitam tanto a prática do mergulho como os passeios na superfície. Na maré baixa, surgem as piscinas naturais formadas entre os recifes, com profundidade de até 1,5 metro. Aí é possível observar a tartarugas e dezenas de peixes multicoloridos sem a ajuda de equipamentos, além do banho em alto mar, em águas rasas e transparentes.
Duração: um dia.
Dica: o melhor período para fazer esse passeio é na semana da lua cheia e da lua nova, devido à diferença das marés.
Como chegar: a partir de Alcobaça e Caravelas, através de agências de turismo receptivo. O percurso dura aproximadamente 1 hora.

Recife das Timbebas
Os corais-fogo e os cogumelos são o maior atrativo para os mergulhos ecológicos autônomos nesta área, que abrange um dos bancos recifais mais exuberantes e próximos à costa. Endêmicos e raros, esses corais se destacam na paisagem submarina, onde as grandes colônias de coral-fogo alcançam até três metros de diâmetro. O Recife das Timbebas tem 110 km2 e está a 14 quilômetros de Alcobaça. É destinado somente a mergulhadores, uma vez que as atrações estão todas submersas.
Duração: um dia.
Dica: contrate uma das empresas que operam turismo náutico na área e que dispõem de embarcações com todo tipo de equipamento necessário para mergulho autônomo e apnéia, e instrutores de mergulho. Nunca mergulhe sozinho.
Como chegar: saídas a partir de Alcobaça e Caravelas, através de empresa de turismo receptivo. Está localizado a 14 km de Alcobaça, aproximadamente 1 hora e 30 minutos de barco.

Recife das Lixas

Outro ponto exclusivo para mergulho. O nome do local decorre da presença da grande quantidade de tubarões lixa, um tubarão desdentado, que existe no local. Não é um atrativo muito concorrido por não ter local abrigado para fundear embarcações.
Duração: 1 dia.
Como chegar: a partir de Alcobaça e Caravelas, através de agências de turismo receptivo. A travessia dura aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

As Praias de Alcobaça:

Praia da Barra do Itanhém
Praia Urbana. Características: a faixa de areia é larga, clara, macia e se estende por 3 km. Atrações: a foz do Itanhém é boa para pesca de camarão.

Praia Zeloris
Praia próxima a fazendas. Características: tem vegetação de mangue ao norte e, ao sul, alonga-se por 15 km de areias finas e planas. Acesso: de barco ou com veículo de boa tração, a partir do município de Caravelas.

Recife das Timbebas
A 11 km da costa. Características: depósito de corais submersos ao norte do arquipélago de Abrolhos; lindo, ótimo para mergulhos; forma piscinas naturais com maré baixa.

Praia do Zeloris
Atravessar o rio Jucuruçu, de barco, a partir do porto de Alcobaça. Percorrer o litoral sul do município, a pé, até a Ponta da Baleia, limite dos municípios de Alcobaça e Caravelas. Ao sul de Alcobaça, com vegetação de mangue, no início, alongando-se por 15 km de areias finas e planas. Nas proximidades há diversas fazendas. Semideserta, é propícia para banho.

Praia da Barra do Itanhém ou Barra de Alcobaça
Urbana, com faixa de areia larga e clara que se estende por três quilômetros no encontro do rio com o mar. Aí o rio faz uma curva em uma enseada calma e protegida, freqüentada por banhistas que não gostam de ondas. Presença de pescadores de camarão. A infra-estrutura resume-se a uma barraca.

Praia de Alcobaça
Coqueiros e barcos de pescadores marcam presença nessa praia que se estende na zona urbana. Praia reta de areia fina e ondas fracas.

Praia do Farol
Urbana, dispõe de infra-estrutura turística entre hotéis, pousadas, bares, restaurantes e barracas à beira-mar, sendo das mais movimentadas. Os freqüentadores praticam esportes na faixa de areia que é estreita e plana. Está situado nessa praia o farol de Alcobaça, que deu origem ao nome.

Praia do Coqueiro
Saindo de Alcobaça, seguir 4 km por via litorânea no sentido norte. Ao norte da cidade, é deserta e margeada por antigas fazendas de coco. Oferece condições ideais para surf, com ondas fortes e altas. Durante o verão, a única barraca existente na área promove shows ao vivo, a partir da meia-noite, até o dia amanhecer.

Conheça mais sobre Alcobaça
Destinos Bahia
Publicidade