EnglishPortuguese
O que fazer em Alcobaça
Alcobaça - Praia da Farol - Foto: João Ramos - Bahiatursa
Alcobaça - Praia da Farol - Foto: João Ramos - Bahiatursa

Centro Histórico

A Matriz de São Bernardo, a Cacimba do Conselho, do século XIX, e os sobrados à rua Pedro Muniz e Senador Melgaço compõem o patrimônio histórico de Alcobaça que ainda preserva, na zona rural, casas de fazenda do século XIX e casas de farinha em pleno funcionamento.
Duração: 1 hora
Como Chegar:
Situado no centro de Alcobaça.

Mergulhar em Abrolhos

Quem quiser passear em Abrolhos, nos recifes de corais, mergulhar e curtir tudo que o arquipélago tem a oferecer, a partir de Alcobaça, deve procurar a Abrolhos Embarcações Ltda., única empresa na cidade autorizada pela Marinha a aportar no Arquipélago, com equipamentos de mergulho para alugar e barcos equipados com toda segurança.

Cacimba do Conselho

Praça Padre José Porfírio
Construção: final do século XIX
De grande valor histórico e arquitetônico, este poço guarda segredos dos colonizadores portugueses.

Casa Caxangá

BA-290 - Construção: Final do século XVIII
Uma típica casa rural do século XVIII. Tem um grande valor histórico e arquitetônico. Construída em 'sopapo' (taipa de mão), a cobertura de tubinhas (lascas de madeira dispostas como escamas), essa casa retrata os costumes e a vida dos camponeses dessa região.

Casa da rua Dr. Moreira Caldas, 68

Construção: final do século XIX
Casa típica da região. De grande valor histórico e arquitetônico. Não deixe de visitá-la.

Casa da Fazenda Cascata

Vale do rio Itanhém
Construção: final do século XIX
Casa rural, típica da região, com planta em “L”. Em seu interior a história do cacau ainda está presente – gavetas de secagem de cacau estão expostas ao visitante. De grande valor histórico e arquitetônico. Não deixe de visitá-la.

Casa da Fazenda Janina
Área rural. Construção: Início do século XX
Típica casa rural da região, sua planta alongada demonstra o grande espaço que a família desfrutava. A casa estava ligada ao beneficiamento de cacau. De grande valor histórico e arquitetônico. Não deixe de visitá-la.

Casa de Farinha da Fazenda Cascata

Construção: final do século XIX. Edifício que mantém íntegro o antigo maquinário para o fabrico de farinha de mandioca e para o beneficiamento de café. Gradil de madeira delimita toda a área do edifício, à exceção do lado esquerdo que se limita com o térreo da casa-sede da fazenda, ocupado por barbaças de cacau.

Conheça mais sobre Alcobaça
Destinos Bahia
Publicidade