Visite Carnaúba dos Dantas
Castelo Di Bivar - Foto: Jaldesmar Costa
Castelo Di Bivar - Foto: Jaldesmar Costa

Caatinga Hiperxerófila do Seridó - vegetação de caráter mais seco, com abundância de cactáceas e plantas de porte mais baixo e espalhadas. Entre outras espécies destacam-se a jurema preta, mufumbo, faveleira, marmeleiro, xique-xique e facheiro. Carnaúba dos Dantas está inserida em área susceptível à desertificação em categoria 'Muito Grave', segundo o Plano Nacional de Combate a Desertificação.

Cercado de lendas e de algumas polêmicas religiosas o Monte do Galo com seu 115 metros de altura, visto de vários pontos da cidade, é hoje um marco da cultura religiosa do nosso sertão. A pequena Carnaúba dos Dantas recebe milhares de fiéis de todas as partes todos os anos. Nos últimos tempos com o crescimento do número de evangélicos na cidade, uma grande polêmica se estabeleceu: os evangélicos acusam a igreja católica de ser conivente com a Idolatria - o Culto ao Galo. Mas, indiferentes as polêmicas, romeiros e peregrinos continuam chegando na cidade para professar sua fé à Nossa Senhora das Vitórias.

Na cidade de Carnaúba dos Dantas, município do Rio Grande do Norte, o antigo 'Serrote Grande' posteriormente conhecido com 'Serrote do Galo' e hoje 'Monte do Galo', abriga o Santuário de Nossa Senhora das Vitórias, tido como o maior Santuário Religioso de toda região sertaneja do Seridó, que compreende vários municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Conta com uma área de conservação existe a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPRN Sernativo – criada pela Portaria Federal n° 1922 de 5 de junho de 1996, esta reserva tem o objetivo de ordenar o uso e proteger o ecossistema da Caatinga, com área de 378,5 ha com reserva legal de 75,7 ha.

Conheça mais sobre Carnaúba dos Dantas
Fotos Carnaúba dos Dantas
Destinos Rio Gr. do Norte
Publicidade