Visite Acari

Inicialmente habitado pelos índios cariris, a povoação atual teve início no século XVIII, com a expansão das fazendas de gado ao longo dos rios da região, com principal destaque ao Sargento- Mor Manuel Esteves de Andrade, vindo da Serra do Saco e Tomás de Araújo Pereira, português natural do Minho que se estabeleceu na fazenda Picos por volta de 1750.

Em 1737, deu- se a fundação da capela de Nossa Senhora da Guia por requerimento ao Bispo de Olinda feito por Manuel Esteves de Andrade. A dita capela tornou-se matriz quando da criação da paróquia do Acari em 13 de março de 1835, sendo posteriormente dedicada a Nossa Senhora do Rosário quando da fundação da nova e sustuosa Matriz no alto da colina em 1863.

A pequena cidade de Acari, situada no centro da região do Seridó, tem um charme particular e uma população muito acolhedora. A cidade nasceu da expansão nos séculos XVIII e XIX das fazendas de criação de gado.

Desde vários anos, classificada como a primeira ou segunda cidade mais limpa do Brasil, Acari possui, além de seu magnífico açude de Gargalheiras, numerosos atrativos. Podemos admirar a capela de Nossa Senhora da Guia, construída em 1737 e padroeira da cidade e a suntuosa igreja Matriz, fundada em 1863 no alto da vila.

Conheça mais sobre Acari
Fotos Acari
Destinos Rio Gr. do Norte
Publicidade