Fica na região do Seridó, tradicional pela comida sertaneja autêntica que produz. Os principais pontos turísticos de Acari são construções históricas (sobrados, igrejas, casas de fazenda), sítios arqueológicos e um museu sobre a vida dos sertanejos. O Açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, é um dos mais exuberantes do Nordeste. O período de sangria do açude reúne multidões de curiosos e turistas.
A cidade tem como principal atração o açude Gargalheiras, na bacia do rio Acauã, a 4 quilómetros da sede do município, de onde sai boa parte dos peixes que alimentam os moradores. Rodeado por montanhas rochosas amareladas (duas delas com o surpreendente formato de pirâmide) cobertas por numerosas cactáceas de grandes proporções, ele forma uma enorme cachoeira no inverno.
Entre fevereiro e março, quando as águas ultrapassam sua capacidade, ocorre a sangria, isto é, a água escorre pela parede da barragem.
O Museu Histórico de Acari, instalado em um imponente sobrado de 1887, conta a história da cidade por meio de objetos e fotos. Uma réplica de casa de taipa e artefatos ligados à pesca, ao trabalho com couro e à cultura do algodão ajudam a compor um retrato do modo de vida do sertanejo do Seridó (rua Antonio Basílio, 11, Centro). Vale a pena apreciar também a igreja de Nossa Senhora do Rosário, de 1738, com suas belas imagens de santos, que datam do século XVIII.