Visite Santa Cruz
Alto de Santa Rita de Cassia - Foto: Flaviohmg (Licença-cc-by-sa-3.0)
Alto de Santa Rita de Cassia - Foto: Flaviohmg (Licença-cc-by-sa-3.0)

Na região havia uma grande de presença de inharés, árvore considerada 'sagrada' pela população local e que, segundo a tradição, atraía grandes males caso algum de seus galhos fosse quebrado, como secas e epidemias de doenças. Conta a lenda que, certo dia, um missionário, sabendo dessa tradição, resolveu visitar o povoado e mandou erguer uma cruz, feita com alguns galhos dessa árvore. Em seguida, em frente à capela de Santa Rita de Cássia, foi cavado um grande buraco, onde foram colocadas todas as armas da população nativa por ordem desse missionário, sendo ali colocada aquela cruz.

Com isso, os males teriam cessado e grandes fontes de água teriam jorrado, e muitos dos animais típicos da região teriam se tornado mansos. Com este fato, o povoado teve seu nome alterado para 'Santa Cruz do Inharé'. A cidade de Santa Cruz está localizada na Borborema Potiguar e é um dos mais importantes da Região Agreste.

Com mais de 30 mil habitantes, o turismo religioso é o grande destaque da cidade. A construção em andamento do Alto de Santa Rita de Cássia no topo do Monte Carmelo, estátua que será a maior da América Latina, com 53 metros de altura, já atrai um enorme número de curiosos ao local. O Alto será na verdade um Completo Turístico que deverá lançar a cidade definitivamente na rota do turismo religioso no Brasil. Outras atrações são o Açude Alívio, o Açude Santa Cruz, a Igreja de Santa Rita de Cássia e o Cruzeiro do Sítio Furnas.

Conheça mais sobre Santa Cruz
Fotos Santa Cruz
Destinos Rio Gr. do Norte
Publicidade