O que fazer em Carnaúba dos Dantas
Castelo Di Bivar - Foto: Jaldesmar Costa
Castelo Di Bivar - Foto: Jaldesmar Costa

Na boa Carnaúba dos Dantas, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Rocha com pinturas rupestres em tons de vermelho
Esta pequena cidade no sertão e sérido fundada em 1860 atrai pesquisadores e turistas a seus vários sítios arqueológicos. Como carece de opções de hospedagem e alimentação, o melhor é ficar em Acari ou em Currais Novos, cidades vizinhas, e fazer um passeio com guias locais, de preferência em junho ou julho. Os sítios situam-se no entorno no município. O mais próximo e mais importante é o de Xique-Xique, na serra de mesmo nome, a 420 metros de altura. Após cerca de uma hora de subida, chega-se a um abrigo em que se vêem, sob a rocha, pinturas rupestres com predonúnio de tons de vermelho.

São figuras antropomorfas em cenas de luta, caça, dança e sexo. Os grafismos de traço leve, pintados com instrumentos finos, permitem entrever uma técnica acurada de delineamento da pintura. Outra atração local é o Monte do Galo, um cruzeiro com a imagem de Cristo no alto de uma ladeira.

O cantar de um galo no cume
Segundo a tradição, vaqueiros que trabalhavam nas redondezas ficaram impressionados ao ouvir o cantar de um galo no cume da pequena serra (antes chamada Serrote Grande, hoje Serrote do Galo), uma região sem habitantes; isso criou a mística do lugar, que se transformou em ponto de peregrinação.

Milhares de peregrinos
Além das serras e do grande número de sítios arqueológicos, entre eles o da Pedra do Alexandre e o Xique-xique, você terá a oportunidade de conhecer o maior santuário religioso do Seridó, o Monte do Galo, fundado em 1927, que recebe milhares de peregrinos todos os anos. Do monte você irá avistar o Castelo Bivar, de arquitetura medieval francesa, que surpreende pelo inusitado. Não deixe também de conhecer a Pedra do Dinheiro, encravada no Sítio Maribondo, responsável por muitas lendas locais.

Quem viu, corre até hoje
Conta-se que à meia-noite aparece um carneiro de ouro aos pés da pedra fazendo muito barulho. Quem viu, corre até hoje. São histórias e lendas que povoam o imaginário nordestino e que enriquecem a cultura de um povo.

Conheça mais sobre Carnaúba dos Dantas
Destinos Rio Gr. do Norte
Publicidade