Carne de Sol

Carne do Sol Potiguar - Foto: Divulgação
Carne do Sol Potiguar - Foto: Divulgação

É uma base da alimentação do Nordeste, insubstituível e indispensável. É um método de conservar peças de carne, salgando e secando em local coberto e bem ventilado. A mesma recebe os nomes de carne do Ceará, carne do sertão, carne seca e carne de vento, dependendo do estado nordestino e da região.

Ingredientes: - Carne - Sal a gosto.

Modo de preparo:
Para preparar a verdadeira carne de sol potiguar em casa, escolha a carne de sua preferência e corte em pedaços de aproximadamente 1 kg (quanto mais magra a carne e mais alto o seu corte, melhor). Passe sal fino de cozinha em toda a sua volta e coloque na geladeira em um recipiente aberto. Três vezes ao dia, por três dias, vire a carne e escoe o líquido. Pronto, agora é só assar e servir (não precisa lavar ou tirar o sal). Asse cerca de 300g por pessoa de carne de sol em uma churrasqueira ou no forno, com sal a gosto, até alcançar o ponto desejado.

Modo de preparo: Para preparar a verdadeira carne de sol potiguar em casa, escolha a carne de sua preferência e corte em pedaços de aproximadamente 1 kg (quanto mais magra a carne e mais alto o seu corte, melhor). Passe sal fino de cozinha em toda a sua volta e coloque na geladeira em um recipiente aberto. Três vezes ao dia, por três dias, vire a carne e escoe o líquido. Pronto, agora é só assar e servir (não precisa lavar ou tirar o sal). Asse cerca de 300g por pessoa de carne de sol em uma churrasqueira ou no forno, com sal a gosto, até alcançar o ponto desejado.

Acompanhamentos:
A legítima carne de sol à moda potiguar de Natal é diferenciada principalmente pelos acompanhamentos: farofa d'água ou do sertão, arroz de leite, feijão verde ou de corda, macaxeira (mandioca, aipim) frita ou cozida, salada básica (alface, tomate e cebola) e manteiga de garrafa. Esta combinação lhe dá um sabor inesquecível.


Observação:
- Carne de Sol é muito diferente de carne seca, charque e jerked beef.

 

Fonte: www.natalguia.com.br

Carne do Sol Potiguar - Foto: Viagem Uol
Carne do Sol Potiguar - Foto: Viagem Uol
Carne do Sol Potiguar - Foto: Divulgação
Carne do Sol Potiguar - Foto: Divulgação
 Veja também
Os pedaços são cortados em forma de um retângulo, seu corpo é amarelado e oleoso, com uma textura macia, e tem um gosto ligeiramente salgado.Saiba mais
tualmente é consumido em todo o Brasil e possui variações como o cuscuz de mandioca, arroz ou inhame.Saiba mais
Destinos Rio Gr. do Norte
Publicidade