Pontos Turísticos em Tibau do Sul
Vista panoramica da Praia da Pipa - Foto: Bjorn Christian Torrissen (Licença-Gfdl)
Vista panoramica da Praia da Pipa - Foto: Bjorn Christian Torrissen (Licença-Gfdl)

Tibau do Sul é um lugar onde a natureza, a paz e a tranqüilidade reinam em perfeita harmonia. Aqui a natureza exuberante garante dias de paz ao visitante e também o sustento da pequena comunidade do local. A cidade antecipa a beleza da Praia de Pipa, mas é muito diferente de seu bairro tão famoso e agitado.

A praia de Tibau do Sul é uma praia abrigada sob falésias altas e bastante sossegada. Sua paisagem inclui areias brancas e fofas, conchas, pedras e coqueirais, e ondas fracas, graças aos recifes e molhes. Ao sul, considera-se como última praia, a praia de Cacimbinhas, as praias seguintes já pertencem ao distrito de Pipa. Ao norte, a Lagoa de Guaraíras separa Tibau do Sul de Malembá.
Ali na lagoa, tem-se uma das melhores vistas do pôr-do-sol no local.

Parte da orla é Área de Proteção Ambiental (APA), sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN), e é considerada pelo IBAMA como área de extrema importância biológica, prioritária para a conservação da biodiversidade dos mamíferos marinhos.

Em contraste com o mar gigantescas falésias emolduram a praia, num espetáculo que deixa os turistas boquiabertos. Nessas falésias os mais aventureiros praticam o rapei e são delas que os artesãos locais extraem matéria prima para os desenhos de paisagens feitos de areia dentro de garrafas de vidro.

Principais Praias de Tibau do Sul

Tibau do Sul
Com barracas de praia para a Lagoa de Guaraíras e para o mar. Para ir com a família ou amigos, se refrescar com uma bebida gelada e provar um peixe fresco.

Praia do Giz
Boas para a prática do surf. Uma boa caminhada ou cavalgada. Praticamente deserta. É onde está o Day Use Ponta do Pirambu.

Malembá
Deserta e intacto. Junto ao mar aberto, é reta, com coral, ondas suaves, areia branca e fina. O acesso é pela balsa de Tibau do Sul Bom para pesca e kite

Lagoa de Guaraíras
Esse belo recanto oferece a possibilidade de conhecer os manguezais, os viveiros de camarões, ver golfinhos na maré alta, e pescaria. Ótima para apreciar o pôr do sol visto do Hotel Marinas

Cacimbinhas
Areias brancas e fofas, conchas, pedras e dunas. Apesar das barracas de praia é bastante sossegada. Acesso por escadas. Parada obrigatória antes de se chegar a Pipa, com a melhor vista geral da região.

Praia do Madeiro
Com uma natureza exuberante margeada por coqueiral, possui uma baía calma com ondas pequenas, ótima para natação. Se tiver sorte ainda poderá assistir o show natural dos golfinhos

Baia dos Golfinhos
Preferida dos golfinhos a Praia do Curral é ideal pra quer ter um contato maior com esses mamíferos. Costumam receber seus visitantes com saltos e acrobacias marítimas.

Praia do Centro
Esta praia é do tipo familiar devido a sua proximidade ao centro de Pipa. Ideal para quem quer ver gente e comer à beira-mar. Na maré seca formam-se lagoas de águas quentes

Praia do Amor
A praia do Amor e dos Afogados é um dos melhores points de surf do nordeste, com ondas o ano todo. No outro extremo da baía piscinas quentes.

Praia das Minas
A única de Pipa com acesso direto, a praia das Minas é a mais extensa da região e preferida das tartarugas marinhas. Local ideal para quem gosta de privacidade e de caminhar

Sibaúma
Antigo quilombola, a vila de Sibaúma ainda é uma pequena vila de nativos, apesar das construções recentes. A praia é extensa e deserta. É a última do município de Tibau do Sul.

Barra do Cunhaú
Feche os olhos e imagine um rio desaguando numa praia. A imagem que veio à sua cabeça foi paradisíaca e maravilhosa? Sua mente estava certa, essa é Barra do Cunhaú.

Conheça mais sobre Tibau do Sul
Destinos Rio Gr. do Norte
Publicidade