Últimos posts

Lagos e Lagoas

Lagoa do Carcará - Foto: Karla Larissa Jesus Santos
Lagoa do Carcará - Foto: Karla Larissa Jesus Santos

Principais Lagos e Lagoas do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte, a terra do camarão, da ginga com tapioca e de tantos outros atrativos também possui lagoas encantadoras e de águas cristalinas, onde o visitante pode passar desde um entardecer romântico a um dia de muita aventura com esportes aquáticos, a exemplo do flyboard, do Stand up paddle, do caiaque e entre outros.

Lagoa da Coca-Cola:
O verdadeiro nome dessa lagoa é “Lagoa de Araraquara”, mas foi apelidada de ‘Lagoa da Coca-Cola’, em razão de suas águas escuras. Essa cor é devida à composição química do solo rico em iodo e ferro e à pigmentação das raízes das árvores ao seu redor. Os habitantes da região crêem que suas águas possuem virtudes curativas e rejuvenecedoras. A lagoa está localizada no interior da reserva da “Mata Estrela”. A natureza e a fauna do parque são de grande beleza e diversidade. Pode-se chegar à lagoa pelos clássicos passeios de bugue ou pelos seus próprios meios em ‘mountain byke’, a cavalo ou a pé; a fim de admirar a fauna e a flora dos arredores da lagoa.

Lagoa do Carcará
Considerada um dos lugares paradisíacos do Rio Grande do Norte, contudo, possui complicado acesso. Localiza-se no município de Nísia Floresta estando a 40 km da capital Natal. A lagoa faz parte do “Roteiros das Águas”, porém é pouco divulgado pelo governo e conseqüentemente poucos turistas a conhecem. Seu nome vem de um tipo de ave de rapina comum na região: o carcará. Da mesma maneira, outra lagoa próxima recebeu o nome de Urubú.

A borda da lagoa abriga uma grande faixa de águas rasas com areia alva, proporcionando banhos demorados em águas mornas. Para os turistas que querem manter a forma com diversão, a lagoa do Carcará também é lugar para a prática de windsurf, além de dispor de caiaques e pedalinhos que podem ser alugados dos comerciantes locais.

Lagoa de Jacumã
Linda pequena lagoa, paraíso situado no meio das dunas móveis de Jacumã. Faz parte do roteiro dos buggys.  O visitante que vier conhecer esse lago, chegará pelo cume da duna onde deixará o buggy a fim de praticar o ‘Aero Bunda’, tipo de tiroleza com descida suspensa por um cabo que termina no lago. Um puro prazer; o esquibunda, que reside numa brincadeira de descer a duna em cima de uma tabua de madeira; e o kamikase que é um tobogã situado em cima de uma duna coberta com lona.  A subida se faz por um carrinho puxado por uma corda com a ajuda de um motor de fusca.

Lagoa de Arituba
Para visitar a Lagoa de Arituba, desça pelo litoral Sul do Rio Grande do Norte. Este belo lugar, comparado pelos visitantes a um verdadeiro oásis que fica a 35 quilômetros de Natal. As águas não são muito profundas, perfeito para quem não gosta muito de ondas e mais um atrativo para famílias e suas crianças. Mas a grande atração da lagoa sem dúvida nenhuma é o Aerobunda, famoso por aquelas bandas. Se você tiver coragem de se aventurar, é simples. Primeiro suba em uma torre metálica, cuja altura chega a 10 metros. Deixe o estresse em casa e visite a Lagoa de Arituba. Desfrute de momentos de paz e descontração junto com sua família e amigos.

Lagoa de Pitangui
Localizada no litoral norte após a praia de Graçandú, Pitangui está a 25 km de distância de Natal RN e é lá onde você vai ver uma das mais belas lagoas da região: a lagoa de Pitangui. Com águas claras e calmas é possível fazer um passeio de pedalinho ou caiaque, aproveitar os restaurantes com pratos típicos e acreditar que se está num oásis.  A paisagem dessa praia é composta ainda por coqueiros e palmeiras, e conserva a simplicidade rústica de um lugar que não foi totalmente tomado pelo turismo. É uma das praias preferidas para curtir o veraneio. Suas dunas são uma atração à parte: não deixe seu turismo em Natal acabarem sem antes fazer um passeio de buggy.

Lagoa de Guaraíras
Ao chegar ao litoral de Tibau do Sul, próximo ao porto ou no mirante do pórtico da cidade, a primeira paisagem que se avista é a das mansas águas da Lagoa de Guaraíras. Essa lagoa, que já teve suas águas puramente doces e, devido, aos desígnios da natureza, foi aberta ao mar, hoje é uma das principais atrações de Tibau do Sul. Além de servir de rota para a praia de Malembá e destinos mais distantes, como Natal (pela beira-mar), a lagoa é base de uma das mais importantes atividades econômicas do município, a carcinicultura (criação de camarões). As águas da Guaraíras banham quatro municípios e a pesca artesanal, feita em canoas, é um show aparte a se assistir. 

A fauna e a flora são privilegiadas, pois a lagoa tem uma extensa área de mangue, fonte de alimentos e berço de diversas espécies. Porém, é quando vai caindo a tarde a magia toma conta do local e não tem quem não pare para presenciar mais um dos milagres da natureza: o pôr-do-sol da Guaraíras. Nesta hora, as águas que, em vazante, são azuladas, e na cheia, se tornam acinzentadas, transformam-se em puro ouro, refletindo toda a intensidade do sol, que banha este cantinho ímpar do Brasil.

Lagoa do Bonfim:
Diferentemente da lagoa de Arituba, a Lagoa do Bonfim não há tanta infraestrutura no trecho aberto ao público. Essa lagoa também é conhecida como Sete Pontas e impressiona pelo volume de água. Ela é uma das maiores do estado e, no período de chuvas, que vai do mês de maio ao mês de julho, chega a acumular mais de 80 milhões de metros cúbicos de água, o dobro do período da seca. No local estão praticando o Flyboard, o stand up paddle, o caiaque e também, em locais mais privados, o jet-ski.

 

Fonte: Por: Gunther Guedes/Viver Natal

Lagoa do Carcará - Foto: Karla Larissa Jesus Santos
Lagoa do Carcará - Foto: Karla Larissa Jesus Santos
 Veja também
Com mais de 44 praias espalhadas pelo litoral, Rio Grande do Borte apresenta um verdadeiro parque de diversões natural, aconselhável para todas as idades. Uma das qualidades interessantes do Rio...Saiba mais
Todos os rios do Rio Grande do Norte apresentam regime intermitente: registram grandes cheias na estação chuvosa e desaparecem na época da estiagem. No interior, numerosas barragens foram construídas,...Saiba mais
Também conhecida como Casa de Pedra, fica localizada na Serra da Cruz, no município de Caicó-RN. Trata-se de uma caverna, com vegetação e ambiente próprios, onde, na parte externa, existe um...Saiba mais
Destinos Rio Gr. do Norte
Publicidade