Pontos Turísticos em Mossoró
Teatro Municipal Rosado - Foto: Marcos Elias de Oliveira Junior (Licença-cc-by-sa-1.0)
Teatro Municipal Rosado - Foto: Marcos Elias de Oliveira Junior (Licença-cc-by-sa-1.0)

O principal espaço teatral de Mossoró é o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, construído em 2003 pela prefeitura, em um investimento de mais de seis milhões de reais, em conjunto com a parceria da Petrobras, com capacidade para 740 lugares. Neste teatro, ocorrem diversos tipos de eventos, como danças, assembleias, encenações de peças teatrais e folclore. Também se destaca o Teatro Lauro Monte Filho, com capacidade para seiscentas pessoas, e atualmente fechado para reformas.

Além dos espaços teatrais, Mossoró conta ainda com alguns museus, entre eles o Memorial da Resistência Mossoroense, com exposições que destacam o tema do Cangaço e a resistência de Mossoró ao bando de Lampião durante sua invasão em 1927; o Museu do Petróleo, que abrange uma exposição diversa de materiais sobre a história do petróleo em Mossoró e no Rio Grande do Norte, localizado no que antes era uma estação de trens, hoje Estação das Artes Elizeu Ventania; o Museu Municipal Jornalista Lauro Escócia, que já abrigou uma antiga cadeia pública, foi criado em 1948 e hoje um dos monumentos pertencentes ao centro cultural do município, abrangendo exposições referentes à sua história, além de documentos históricos.

Mossoró é uma das cidades mais visitadas do Rio Grande do Norte, sendo um destino especialmente procurado pelos turistas. Conta com diversos pontos turísticos, como a Catedral de Santa Luzia, que é sede da Diocese de Mossoró; o Cemitério São Sebastião; a Central de Abastecimento; a Estação das Artes Elizeu Ventania, a Igreja São Vicente, o Mercado Municipal; o Mercado do Bode; os museus; o Palácio da Resistência e a Ponte Ferroviária de Mossoró, além dos museus. Além destes monumentos, há também o Rio Mossoró, que é um dos principais cartões postais mossoroenses.

Cultura e Eventos

No área de eventos, destacam-se o Mossoró Cidade Junina, uma das maiores festas juninas do Nordeste, composto por vários eventos, dentre os quais se destacam 'Chuva de bala no país de Mossoró', contracenado por artistas mossoroenses, o show de variadas bandas na Estação das Artes, no centro da cidade, a 'Cavalgada da Resistência', o 'Cidadela', passeios de charrete, forró-pé-de-serra, entre muitos outros atrativos; a Festa do Bode, que consta de exposição de caprinos e ovinos de várias raças, premiação para os melhores expositores, feira de animais inclusive com financiamento de bancos oficiais, torneio leiteiro com premiação dos vencedores,  e o Mossoró, Terra de Santa Luzia, que é uma comemoração à padroeira mossoroense, Santa Luzia, e ocorre anualmente entre os dias 3 e 13 de dezembro, sendo considerada uma das maiors festas religiosas do Brasil.

Conheça mais sobre Mossoró
Destinos Rio Gr. do Norte
Publicidade