Porto do Mangue - Foto: Jailton Rodrigues - Portal Costa Branca |
Porto de entrada, Porto de saída para rústicos pescadores,verdadeiros heróis das aventuras marítimas.Que exploravam,como ainda hoje,a pesca artesanal,principal meio de sobrevivência dos primitivos povoadores.Nascida ás margens do Rio das Conchas, no delta do rio Açu, esta primitiva povoação. Há indícios de que em 1499, o delta do rio Açu, tenha sido visitada por alguns dos navegadores espanhóis, Alonso de Ojeda e Américo Véspucio que precederam a chegada de Cabral ao Brasil, conforme registra a historiografia Brasileira, entre outros registros o do historiador Francisco Adolfo de Varnhagen segundo ele: “Estes célebres navegadores estiveram em terras do Rio Grande,aproximadamente na latitude de cinco graus ao sul de equinociais”.
Não podendo ser outro local se não a futura povoação de Canto do Mangue.Uma região de terras baixas,alagadas,ilhotas e braços de rios,que forma um canal de desembocadura.. Este rio pertence à região de um antigo aldeamento indígena, que mais tarde (XVIII),se tornaria à Vila Nova da Princesa,hoje cidade do Assú.Tal vila a sétima mais antiga do Rio Grande do Norte,compreendia toda região do delta do Açu.
Porto do Mangue localiza-se na mesorregião do oeste potiguar e na micro-região do vale do Assú. O inicio da povoação de Canto do Mangue, como era chamado, ocorreu á beira do rio e do mangue, com águas rasas e piscosas. A praia de Canto do Mangue recebeu seus primeiros habitantes por volta de 1820, no local denominado Canto da Lagoa. Nos idos de 1890, Joça Soares,quando já estava estabelecido nas terras das salinas apontou nas praias,onde é hoje Porto do Mangue. Na década de sessenta,Porto do Mangue,deixa de ser Canto e passa a se chamar agora Vila de Porto do Mangue,pertencendo ao município de Carnaubais,(até então era de Assú).