![]() |
Poço de Santana (onde se originou a cidade) - Foto: Highjay (Licença-cc-by-sa-3.0) |
Em Caicó, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Animada vida noturna
Elevada a município em 1868, Caicó no Sertão e sérido é uma cidade bem estruturada, que dispõe de todo tipo de serviço e cultiva uma animada vida noturna – os moradores enchem as praças, ouvindo música e petiscando nos bares. Distante 298 quilometros de Natal, ela tem vários açudes, dos quais o mais importante é o Itans.
Grande produção de carne-de-sol
Suas estreitas margens são perigosas para os motoristas, sobretudo na curva que lhe dá acesso. Além do artesanato, o destaque de Caicó é a cozinha, com a produção de carne-de-sol, queijos (manteiga e coalho) e biscoitos caseiros salgados preparados com manteiga de garrafa. Criada em 1973, a Associação das Bordadeiras do Seridó oferece bordados richelieu feitos à mão (rua Otávio Lamartine, 603-B, Centro).
Explicações sobre o oficio
A típica carne-de-sol é vendida no Açougue Público Augusto Frade; ali, procure a bancada “O Regional”, onde Hugo Régis de Medeiros, líder dos produtores de carne da região e muito hábil no corte e na técnica de salgamento, oferece explicações sobre o oficio (av.Seridó, s/n, Centro). Em Caicó, há também inúmeras queijarias pequenas que produzem queijo e manteiga. Uma delas é a Queijeria de Dona Gertrudes, onde se pode acompanhar o preparo da iguaria em um tacho grande aquecido sobre o fogão a lenha.
Após a última leva do dia, juntam-se as rapas do tacho, que são saboreadas ali mesmo, polvilhadas com açúcar e canela (perímetro de Irrigado Sabuji, s/n, zona rural).