Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
Vitória - Templos Religiosos - Igrejas Católicas
Convento e Igreja de Noss Senhora da Penha - Foto: Raphael Gustavo Marques da Costa (Licença cc-by-sa-4.0)
Convento e Igreja de Noss Senhora da Penha - Foto: Raphael Gustavo Marques da Costa (Licença cc-by-sa-4.0)

Prncipais Igrejas Católicas de Vitória

Capela de Santa Luzia
No século XVI, a Capela de Santa Luzia foi edificada em pedras e cal de ostra sobre uma rocha. Tem estilo arquitetônico colonial e frontão e altar barrocos. Foi a capela particular da fazenda de Duarte Lemos, na sesmaria doada pelo primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho. Desde 1996, a igreja mais antiga da capital é a sede regional do instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHN). Localiza-se na Cidade Alta, no Centro de Vitória. Abre de segunda a sexta-feira, de 9 às 18h. Tel: (27) 3222-3219 .

Igreja Nossa Senhora do Carmo
Era a capela do Convento dos Carmelitas. É uma construção do século XVII, que oferece missa com regularidade aos fiéis. Aos sábados e domingos é aberta para casamentos. Localiza-se no acesso à Cidade Alta, centro histórico de Vitória.
Tel: 3222-5870.     
    
Igreja do Rosário
Edificada em 1765, por determinação do primeiro bispado da Bahia, a Igreja do Rosário dos Pretos é uma construção tombada pelo Patrimônio Histórico. Dessa igreja sai todos os anos a procissão de São Benedito, a mais importante, antiga e tradicional da ilha. A Igreja do Rosário possui um precioso acervo de arte sacra, que vai compor o museu de arte Sacra de São Benedito do Rosário.
Localiza-se na Rua do Rosário no Centro de Vitória. Visitação de segunda a sexta-feira das 8 às 20 horas. Tel: 3222-0387.

Igreja São Gonçalo
Construída em 1766, em estilo colonial, tornou-se a igreja matriz da cidade no período entre a demolição da Igreja São Thiago e a conclusão das obras da Catedral Metropolitana. Atualmente é a sede da Irmandade Nossa Senhora do Amparo e da Boa Morte. Em 1948 foi tombada como Patrimônio Histórico. Possui imagens de São Inácio de Loyola e São Francisco Xavier que pertenciam à igreja jesuítica do Colégio São Thiago.
Localiza-se na Cidade Alta, no Centro de Vitória. Horário de visitação: de segunda a quinta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Tel: (27) 3233-2856.     
    
Santuário de Santo Antônio
O Santuário de Santo Antônio é dedicado ao santo padroeiro da cidade de Vitória. A perfeição e simetria das formas foram inspiradas na igreja bramantesca de Nossa Senhora da Consolação - um templo do século XVI da cidade de Todi, na Itália. Construído entre as décadas de 50 e 70 pelos padres pavonianos, localiza-se no bairro de mesmo nome. Aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 13 às 20 horas, e aos sábados e domingos das 14 às 20 horas. Tel: (27) 3233-2856.

Catedral Metropolitana de Vitória
Uma enorme igreja, com estrutura em concreto armado, reúne vários estilos, do gótico ao bizantino. Sua construção, inspirada na catedral alemã de Colônia, foi iniciada em 1920 e concluída 50 anos depois.André Carloni participou dessa construção. Os vitrais, de autoria do imigrante italiano Formenti, foram doados por famílias ricas da cidade e pelas irmandades religiosas.
Localizada no Centro de Vitória, na região denominada Cidade Alta. A visitação é de segunda à sexta-feira no horário de 6 às 11 horas e das 14 às 19 horas. Sábado e domingos das 6h30 às 10 horas e das 17 às 20 horas.
Tel: (27) 3223-0590.     
    
Convento de São Francisco
O Convento de São Francisco foi construído pelos padres franciscanos no século XVI, a pedido do 1º Donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho. Foi o 1º Convento Franciscano erguido ao sul do Brasil Colônia. É o convento mais antigo da Região Sudeste e hoje, funciona como sede da Arquidiocese de Vitória. No pátio posterior do Convento, estão os restos mortais dos freis franciscanos que moravam no Espírito Santo. Lá está também a Capela de Nossa Senhora da Neves, construída no século XVIII em arquitetura colonial e tombada pelo Patrimônio Histórico. Tel (27) 3223-6711.


werwre
Conheça mais sobre Vitória
Conheça Vitória
Publicidade