Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
Vitória - Cultura - Praças Históricas
Ciclovia da Praça na Praia de Camburi - Foto: Hvl - (Licença cc-by-sa-2.0)
Ciclovia da Praça na Praia de Camburi - Foto: Hvl - (Licença cc-by-sa-2.0)

Principais Praças Históricas de Vitória

Praça Santos Dumont
Inaugurada em outubro de 1909, a Praça Oito de Setembro, inicialmente conhecida como Praça Santos Dumont, é um dos principais monumentos históricos do Centro de Vitória. O nome “Praça Oito” é uma homenagem à data de fundação da cidade de Vitória. A praça foi erguida no antigo Cais da Alfândega, em um momento de grandes mudanças urbanísticas e arquitetônicas na capital, e se tornou símbolo dos avanços que tinham como objetivo romper com o passado colonial capixaba.

Em seu entorno havia diversos bares, onde os capixabas reuniam-se para discutir questões políticas. Ao longo dos anos, manifestações como os protestos estudantis da campanha pelas Diretas Já, o Congresso Eucarístico Diocesano e comícios da Juventude Democrática Espírito-Santense ocuparam a região. O caráter político da Praça sempre foi muito forte. Comícios políticos de destaque ainda acontecem ali, nos dias atuais.

Praça Costa Pereira
A Praça Costa Pereira, um dos mais importantes espaços históricos do Centro da capital, foi toda reurbanizada com recursos da Prefeitura de Vitória. A recuperação urbanística contemplou, também, todo o entorno imediato da praça e a rua Barão de Itapemirim. Com essa intervenção, a Prefeitura põe em prática o Projeto de Mobilidade Urbana para o Centro da Cidade de Vitória, que, numa segunda etapa, contará também com verbas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Pedras portuguesas brancas foram utilizadas na Praça Costa Pereira, de modo a manter a sua ambiência original. Nas ruas do entorno, a camada de asfalto foi retirada a fim de recuperar a pavimentação antiga, em paralelepípedos. O objetivo é reduzir a velocidade dos veículos, o que possibilita a travessia segura dos pedestres, bem como ordena o tráfego, permitindo melhor percepção do sítio histórico do local.

Conhecida inicialmente como Largo do Teatro, por abrigar o Teatro Melpômene (que depois deu lugar ao Theatro Carlos Gomes), o Largo Costa Pereira ganhou esse nome em homenagem ao conselheiro José Fernandes da Costa Pereira Júnior, importante figura abolicionista. Muitos anos se passaram até que o Largo fosse chamado de Praça, por causa da lentidão nos processos de paisagismo e pavimentação.

Somente na década de 1920 as transformações urbanas se tornaram efetivas, transformando o antigo Largo numa praça ajardinada, inaugurada em 1926. A vida urbana povoou o entorno da Praça, que passou por mudanças significativas, principalmente no cenário cultural. Por exemplo, a inauguração do Theatro Glória, que ficava num prédio de cinco andares e também abrigava café e cinema.

werwre
Conheça mais sobre Vitória
Conheça Vitória
Publicidade