Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
Vitória - Cultura - Museus
Museu Solar Monjardim - Foto: Ministério da Cultura - (Licença cc-by-sa-2.0)
Museu Solar Monjardim - Foto: Ministério da Cultura - (Licença cc-by-sa-2.0)

Principais Museus de Vitória

A arte, a cultura e a memória capixabas estão ao alcance de todos em museus instalados em diversas regiões da cidade. Entre eles estão o Museu do Pescador, voltado principalmente para a relação dos moradores com o mar e o manguezal; o Museu Capixaba do Negro, um centro estadual de referência à cultura negra e a Casa Porto das Artes Plásticas, que promove exposições de artistas locais e nacionais.

Casa Porto
A Casa Porto das Artes Plásticas, instalada em um prédio histórico de 1903, é um local para exposições de artistas locais e nacionais. Além de incentivar o trabalho dos artistas, a Casa Porto estimula a apreciação das obras pelo público e contribui para a maior compreensão acerca da arte visual. Em abril de 2014, depois de cinco anos fechado para reformas, o espaço foi reaberto, ampliado e restaurado, com programação de oficinas e a mostra retrospectiva “Dos Salões à Bienal do Mar”, um recorte histórico com trabalhos vencedores dos Salões e Bienais do Mar, que mostram a importância tanto do espaço quanto da produção artística local para a arte nacional.

Outras informações
Telefone: (27) 3132-5295
Onde fica a Casa Porto
Endereço: Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro

Museu Capixaba do Negro
Fica na Avenida República, no Centro, é um espaço de convergência de serviços destinados à população negra. O local foi totalmente restaurado e modernizado e está equipado com auditório, biblioteca, área para eventos, museu e mezaninos. O edifício original, com 716,00m², foi totalmente restaurado e ainda foi construído um anexo com 717,34m², onde será instalado o Centro de Referência da População Negra. O novo prédio tem salas para uso coletivo e da administração do museu, área para eventos, mezanino, jardim, banheiros, entre outros.

Entre os objetivos da revitalização do Museu Capixaba do Negro, está o de propiciar meios para o desenvolvimento de ações educativas que promovam a conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio histórico-arquitetônico da capital capixaba.

Em 2007, o prédio foi cedido à Prefeitura de Vitória, que viabilizou recursos municipais e federais para elaboração do espaço.
Onde fica o Mucane
Endereço: Avenida República, 121, Centro
Telefone: (27) 3222-4560
E-mail: mucane@vitoria.es.gov.br
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 17 horas

Museu de Arte do Espírito Santo
Está instalado em um prédio tombado pelo patrimônio do Estado e tem amplo acervo doado pelo Governo do Estado do Espírito Santo. Assina o projeto arquitetônico o tcheco Joseph Pitlik, que também projetou a Escola de Teatro e Dança Fafi, ambos na década de 20 do século passado. As exposições realizadas no local são de artistas nacionais e locais. O espaço também possui biblioteca e videoteca.
Endereço:: Avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro
Telefone: (27) 3132-8393
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e sábado, domingo e feriados, das 12 às 18 horas

Museu do Pescador
Conhecido popularmente como Museu do Pescador, o Museu Histórico da Ilhas das Caieiras 'Manoel dos Passos Lyrio', denominado assim por meio da Lei 6.306/05, é uma antiga reivindicação da comunidade e se constitui como um museu comunitário.O museu é uma obra do Programa Terra Mais Igual, na Ilha das Caieiras, Poligonal 12. O espaço é gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e conta com uma sala de leitura, projeto de extensão da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

A sala de leitura destina-se aos moradores da Grande São Pedro, com mais de 200 títulos. Os títulos selecionados priorizaram histórias com elementos que fazem parte do cotidiano da comunidade. O acervo é renovado à medida que os leitores solicitarem novos títulos, podendo, para isso, acessarem a base de dados da biblioteca e sugerir o envio de um determinado título para a sala de leitura.

Os moradores de toda a região podem contribuir para a criação de um acervo interativo. Sua gestão e suas atividades são desenvolvidas com o envolvimento da comunidade, de forma que essa se aproprie do museu e contribua para o seu crescimento.

Voltado principalmente para a relação dos moradores com o mar e o manguezal, já que a região é rica na tradição das famílias de pescadores, o Museu Histórico da Ilha das Caieiras 'Manoel Passos Lyrio' busca fortalecer a identidade local.

Para se manter ativo, o museu promove diversas atividades para o público, priorizando monitoria, envolvimento da comunidade, preservação da memória, difusão cultural e pesquisa. Além disso, boa parte do seu acervo é proveniente do encontro com os moradores locais, que podem abastecer o espaço com objetos e até depoimentos.
Quem foi Manoel Passos Lyrio.

Endereço: Rua Felicidade Correia dos Santos, 1095, Ilha das Caieiras
Informações: (27) 3323-9993 e 3132-8372
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 9 às 17 horas; Sábado e domingo, das 12 às 16 horas.

Museu Solar Monjardim
É o único museu federal de Vitória e está vinculado ao Ministério da Cultura, por ser parte integrante do  Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com coleção vasta, eclética e rara existente na capital, o Solar Monjardim estrutura-se atualmente como um museu-casa.

Seu acervo revela aspectos da vida cotidiana de uma família abastada do século XIX, levando a seus visitantes conhecimentos acerca dos objetos, costumes, manifestações artísticas e histórias de uma época marcante.

O casarão, que hoje abriga o museu, teve sua construção iniciada na década de 1780 e era outrora a sede da antiga Fazenda Jucutuquara, que abrigava inúmeros bairros da região do maciço central da ilha de Vitória. Por ser uma referência expressiva da arquitetura rural colonial brasileira, o Museu Solar Monjardim foi tombado como patrimônio nacional em 1940.

A entrada é franca e todas as visitas são guiadas por profissionais do museu. O agendamento de grupos deve ser feito por telefone.
Endereço: Avenida Paulino Müller, Jucutuquara
Telefone: (27) 3223-6609
E-mail: msm@museus.gov.br
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 13 às 17 horas.

Memorial da Paz
É um espaço cultural da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Está localizado na Praça da Papa, na Enseada do Suá, um ponto privilegiado da cidade, com vista para o mar e o Convento da Penha. Desde que foi inaugurado, em 30 de maio de 2008, o Memorial vem sediando atividades culturais, principalmente, exposições de artes plásticas e de fotografias dedicadas à valorização da cultura da paz nas suas diferentes formas de manifestações.

Construído como um marco da visita do Papa João Paulo II a Vitória, em 1991, o Memorial da Paz, está localizado junto aos monumentos Painel da Paz, obra construída em granito e aço inox em que a palavra “Paz” está escrita em diversos idiomas, e a Cruz Reverente, obra do escultor grego Ioannis Zavoudakis.
Espaço Cultural

No mês seguinte, no dia 25, o Espaço Cultural Memorial da Paz abrigou uma exposição coletiva em homenagem aos 458 anos de Vitória, com a participação de 140 artistas plásticos capixabas. A organização foi do Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais do Espírito Santo (Sindiappes), com apoio da Lei Rubem Braga, da Semc.
Outras exposições

Entre dezembro de 2012 e março de 2013 foi montada no Memorial da Paz a exposição coletiva dos artistas Alex Vieira, André Magnago, Paulo Emmerich, Polliana Dalla, Raphael Araújo e Reinaldo Freitas Resende. Com o tema “Casa Porto: de chegada e de partida”, a mostra reuniu 20 obras desses artistas que fizeram estágios na Casa Porto das Artes Plásticas, outro espaço cultural da Semc.

Endereço: Galeria Cônego Maurício Mattos Pereira
Telefone: 3132-8372
Horário de visitação: Terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados e domingos, das 12h às 16h

werwre
Conheça mais sobre Vitória
Conheça Vitória
Publicidade