Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
Vitória - Cultura - Teatros
Teatro Carlos Gomes, no centro de Vitoria- Foto: Brunope (Licença-Dominio publico)
Teatro Carlos Gomes, no centro de Vitoria- Foto: Brunope (Licença-Dominio publico)

Principais Teatros de Vitória

Os teatros de Vitória proporcionam aos frequentadores a convivência entre história e arte contemporânea. A construção que abriga o Theatro Carlos Gomes, por exemplo, é um espetáculo à parte. O prédio do antigo Teatro Glória, edificado em concreto armado e revestimento em pó de pedra, também se destaca na paisagem do Centro da capital.

Theatro Carlos Gomes
O Theatro é marco da arquitetura eclética na cidade e foi edificado numa época em que a cidade de Vitória passava por importantes transformações urbanas, que visavam à transformação da cidade em uma capital 'moderna'. Ele foi edificado no Governo de Florentino Avidos (1924-1928).

Em 1924, o único teatro da cidade, o Melpômene, foi parcialmente destruído por um incêndio e o governo aproveitou a oportunidade para alargar a Praça Costa Pereira e abrir a Rua Sete de Setembro. Por utilizar a área do teatro para ampliação da praça, a administração estadual assumiu o compromisso com o município de que seria erguido um novo teatro.
Estilo.Então, o Theatro Carlos Gomes foi edificado por iniciativa do arquiteto autodidata e construtor André Carloni. No prédio, aproveitaram-se as colunas de ferro fundido do antigo Melpômene, na sustentação dos balcões e galerias. A obra foi concluída em janeiro de 1927 e tem um estilo arquitetônico eclético.

Com a crise do café (1929), o teatro foi arrendado a uma firma particular e passou a funcionar também como cinema. Pouco tempo depois, foi vendido ao Governo Estadual, que passou a administrá-lo. O Theatro Carlos Gomes foi restaurado, pois seu terreno sofreu instabilidade, já que foi construído em área de aterro sobre o mar.
Endereço: Praça Costa Pereira, Centro
Horário de funcionamento: diariamente, das 8 às 17 horas
Telefones: (27) 3132-8396 e 3322-6418
E-mail: visitar@vitoria.es.gov.br
 
Teatro Universitário
É um dos maiores e mais bem equipados. O Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) é ligado à Secretaria de Produção e Difusão Cultural da Ufes desde 2004, quando foi equipado com sistema de som, luz e cenotécnica.
O teatro atende a demandas culturais, como apresentações de teatro, dança e música; e também acadêmicas, como conferências, congressos, seminários e formaturas, produzidas pela comunidade interna e externa.

Com 650 lugares, o Teatro da Ufes conta com amplo estacionamento e disponibiliza agenda de fevereiro a dezembro de cada ano, podendo abrigar múltiplas programações de caráter técnico, científico e cultural, de abrangências local, nacional e internacional.
Endereço: Avenida Fernando Ferrari, s/n, Goiabeiras (Ufes)
Telefone: (27) 3335-2953
Horário de funcionamento (bilheteria): terça à sexta, das 15 às 20 horas.

Teatro do Sesi
O Teatro é palco de espetáculos nacionais e locais. Inaugurado em julho de 2000, o espaço cultural Rui Lima do Nascimento, o Teatro do Sesi, em Jardim da Penha, é palco de espetáculos nacionais e locais, sendo um dos principais espaços da arte teatral do Espírito Santo.

Com capacidade para 300 lugares, ar-condicionado central, estacionamento para 300 carros e segurança, o teatro oferece conforto e segurança em um local muito bem equipado. Além de espetáculos teatrais, shows musicais, apresentações de dança, festivais, formaturas, lançamentos de livros e CDs, o espaço é também abriga eventos estudantis e empresariais.
Endereço: Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha
Telefone: (27) 3334-7323
Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 8 às 18 horas

Teatro Glória
O prédio do antigo Teatro Glória destaca-se na paisagem do Centro de Vitória. Edificado em concreto armado e revestimento em pó de pedra, o prédio foi projetado pelo arquiteto alemão Ricardo Wright.
Sua estrutura apresenta elementos da arquitetura eclética, com o uso de sacadas e balaustres, e o tradicional coroamento, no teto da estrutura, com cúpula na esquina. É a primeira construção com cinco andares da cidade, iniciada em 1926.

Adquirido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o prédio passou por reforma para a instalação do Centro Cultural Sesc Glória. Depois de remodelado, o teatro passou a ter capacidade para 700 pessoas. Nos primeiros meses após a reabertura, o espaço já recebeu exposições importantes, como 'O Mundo Mágico de Escher', do artista gráfico holandês Mauritis Escher.
As reformas estão em fase final e o projeto prevê a reestruturação do espaço interno com instalações modernas e multiculturais, como teatro, livraria, galeria de arte, restaurante, cinema, biblioteca, entre outros.
Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, 428, Centro
Telefone: (27) 3223-0720

Centro Cultural Carmélia
Abriga a sede da TV Educativa e da Rádio ES
Localizado na região central de Vitória, o Centro Cultural Carmélia Maria de Souza foi edificado tendo como base três antigos galpões e já recebeu diversos eventos, como o Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, a Mostra da Cultura Popular Capixaba, Mostra de Cinema e Vídeo, a Mostra Afro-Brasileira e também encontros de corais e bandas.

O espaço está temporariamente fechado para as apresentações artísticas. A reforma do local está prevista para o primeiro semestre de 2015, a partir de um projeto preparado pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e que tem como objetivo transformar o Teatro José Carlos Oliveira, que fica dentro do complexo, no teatro municipal da capital, com ampla programação de espetáculos locais e forte caráter educativo.

No local funciona atualmente a sede da TV Educativa e da Rádio Espírito Santo, além do arquivo das obras da Lei Rubem Braga.
Endereço: Alameda Novo Império, s/n, Mário Cypreste
Mais informações: (27) 3132-8400 e 3132-8383 (Secretaria Municipal de Cultura)

werwre
Conheça mais sobre Vitória
Conheça Vitória
Publicidade