Lagoa Misteriosa

Lagoa Misteriosa (Bonito-Ms) - Foto: Alexsandro Regmunt
Lagoa Misteriosa (Bonito-Ms) - Foto: Alexsandro Regmunt

Uma lagoa de água azul que impressiona por sua incrível transparência e profundidade, a Lagoa Misteriosa fica no fundo de uma dolina de 75 metros de profundidade, tipo de formação geológica característica de áreas cársticas que é similar a um buraco, a qual é toda coberta por vegetação arbórea e circundada pela mata.

A partir de 6 metros de profundidade, a Lagoa Misteriosa é considerada uma caverna de gênese freática, isto é, uma cavidade formada pelo fluxo de água do lençol subterrâneo, sendo uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de profundidade, registro feito por Gilberto Menezes de Oliveira em 1998.

Devido as diversas cavidades naturais inundadas existentes na região, como a Lagoa Misteriosa, Abismo Anhumas, Gruta do Mimoso, Buraco das Abelhas, Nascente do Taquaral, entre outras, a Serra da Bodoquena é considerada um ponto de referência no Brasil para a prática do espeleomergulho e um dos melhores lugares do mundo para o desenvolvimento desta atividade.

A Lagoa Misteriosa estava fechada para visitação turística desde 2005, devido à falta do Plano de Manejo Espeleológico, documento que compreende o diagnóstico ambiental da área e estabelece as diretrizes para o seu manejo e conservação. Neste mesmo ano, a área da Lagoa foi adquirida pelo Grupo Rio da Prata, responsável pelos atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa, o qual iniciou os estudos ambientais necessários para o Plano de Manejo, e que irá tocar a operação turística da Lagoa Misteriosa, seguindo as mesmas diretrizes de atendimento de qualidade e sustentabilidade que levaram o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa a receber diversos prêmios nacionais.

O Plano de Manejo Espeleológico da Lagoa Misteriosa foi finalizado em 2009, elaborado por uma equipe multidisciplinar de 15 pesquisadores, e submetido ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas - CECAV/ICMBIO, que encaminhou ao IMASUL/MS em 2010 um parecer técnico aprovando o Plano de Manejo Espeleológico da Lagoa Misteriosa, com recomendações para o licenciamento da cavidade.

Lagoa Misteriosa (Bonito-Ms) - Foto: Fernanda de Oliveira Santos
Lagoa Misteriosa (Bonito-Ms) - Foto: Fernanda de Oliveira Santos
Lagoa Misteriosa (Bonito-Ms) - Foto: Enraistlin Uth Majere
Lagoa Misteriosa (Bonito-Ms) - Foto: Enraistlin Uth Majere
Lagoa Misteriosa (Bonito-Ms) - Foto: Alexsandro Regmunt
Lagoa Misteriosa (Bonito-Ms) - Foto: Alexsandro Regmunt
 Veja também
O passeio de flutuação no Rio da Prata é realizado em grupos de até 09 pessoas com o acompanhamento de um guia especializado. Ao chegar no atrativo você receberá o equipamento adequado, já incluso...Saiba mais
Passeio contemplativo, com duração aproximada de 01 hora. Caminhada leve por aproximadamente 970 metros, ao redor de uma dolina (formação geológica), com duas paradas para observação e contemplação...Saiba mais
O bioma Pantanal é um ecossistema com 250 mil quilômetros de extensão que fica distribuído entre o sul de Mato Grosso, o noroeste de Mato Grosso do Sul, o norte do Paraguai, e o leste da Bolívia, estando...Saiba mais
Destinos Mato Grosso do Sul
Publicidade