Últimos posts
Pontos Turísticos em Dourados
Parque dos Ipês (um dos tantos existentes na cidade) - Foto: Goldemberg Fonseca de Almeida (Licença-cc-by-sa-2.0)
Parque dos Ipês (um dos tantos existentes na cidade) - Foto: Goldemberg Fonseca de Almeida (Licença-cc-by-sa-2.0)

Responsáveis por tecer a história da cidade, os colonizadores são reverenciados através do Monumento ao Colono e do Museu Histórico e Cultural, que reúne fotos, roupas, equipamentos e documentos. Outras heranças dos imigrantes são a Catedral Imaculada Conceição, com imagem da santa trazida da França; e a Usina Velha - apesar de estar em ruínas, ainda preserva a chaminé, a fornalha e a caldeira, o que vale a visita.

Catedral Imaculada Conceição
A capela começou a ser construída em 1925, sendo inaugurada no ano seguinte. A população levou para a capela uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, trazida da França.
A Paróquia foi criada em 1935. A atual edificação foi construída em 1943 e reformada em 1953, abrigando em seu interior um belo mosaico em cerâmica.
Localização: ao lado Praça Antônio João.

Artesanato da Vila São Pedro
Concentrados e vendidos em vários pontos da BR 163, apresenta artesanato de diversos tipos, produzidos com diferentes materiais, principalmente a madeira da qual estão sendo produzidos móveis e utilitários domésticos com traços da cultura sul- matogrossense.
Localização: distante 15 Km de Dourados (BR 163, Vila São Pedro).
Horário de visitação: Livre.

Monumento ao colono
Patrimônio histórico cultural, tombado em 1987, o monumento é uma referência na cidade. Homenageia os primeiros colonizadores e trabalhadores do município, retratando décadas de luta e trabalho de um povo. Significa o marco inicial da colonização.
Localização: Avenida Marcelino Pires, sentido BR 163, saída para Campo Grande.
Horário de visitação: livre.

Museu Histórico e Cultural
Criado em 1977 foi revitalizado em 2001 e reimplantado com técnicas museográficas em 20 de dezembro de 2002.Possui um vasto acervo de objetos, fotos, rouparia, equipamentos e documentação, o museu resgata a história da chegada dos primeiros desbravadores até a implantação da colônia agrícola.
Localização: Av. Marcelino Pires, 3930 – Rodoviária.

Parque Antenor Martins
Área de preservação ambiental, com 34 hectares. Abriga cerca de 450 árvores nativas e expressiva população de aves palustres. Possui ainda lagoa, quadra de esporte, pedalinhos, pista de caminhada, campo de futebol, teatro de arena e quiosques.
Localização: Rua José Roberto Teixeira, prolongamento da Av. Weimar G. Torres.
Horário de visitação: 6h às 21h

Parque dos Ipês
Com o colorido dos Ipês, a paisagem permite um encontro com a beleza e com a vida saudável.É um ótimo lugar para caminhadas, possuindo pista de caminhada, quadra de peteca, vôlei de areia, basquete, futsal e playground. O Parque abriga ainda o Teatro Municipal e a sede da Academia Douradense de Letras e Cultura.
Localização: Avenida Presidente Vargas, saída para Itaporã.
Horário de visitação: 6h às 21h

Praça Antonio João
Em 1925, ocorriam Cavalhadas onde hoje é a Praça Antônio João, que também já foi campo de futebol. Em 1952, foram plantadas mudas de árvores e nos anos 1960, instaladas a estátua do Tenente Antônio João, herói da Guerra do Paraguai (1864- 1870).
Localização: Av. Marcelino Pires – Centro.
Horário de visitação: Livre.

Reserva Indígena
A reserva de Dourados foi fundada em 1925 e compreende uma área de 3.600 hectares, onde habitam índios de tribos Kaiowá, Ñandeva e Terena.
Localização: MS-156 sentido Dourados/Itaporã.
Visitação mediante autorização da FUNAI.

Usina Velha
A Usina Felinto Muller foi pioneira a gerar energia no fim da década de 40. A ruína é patrimônio cultural da cidade, que foi tombada em 15/07/1991. Sua chaminé, fornalha e caldeira, misturadas com o verde da região, espalham beleza.
Localização: Rua Albino Torraca, s/n, próximo ao Córrego Laranja Doce.
Horário de visitação: somente com agendamento.

Conheça mais sobre Dourados
Destinos Mato Grosso do Sul
Publicidade