Últimos posts
História de Naviraí
Vista do Rio Paraná (principal rio que banha o municipio) - Foto: Mateus Hidalgo (Licença-cc-by-sa-25)
Vista do Rio Paraná (principal rio que banha o municipio) - Foto: Mateus Hidalgo (Licença-cc-by-sa-25)

A cidade de Naviraí foi um projeto urbanístico da Colonizadora Vera Cruz Mato Grosso Ltda de criar, em pleno território do então Mato Grosso, uma nova Canaã. Em 1952 chamou-se inicialmente povoado Vera Cruz, em função da colonizadora homônima, e desde 1958 possui o nome atual, quando Naviraí foi elevada a distrito. A partir de então a cidade desenvolveu e tornou-se uma das mais importantes de Mato Grosso do Sul graças aos seus primeiros empreendedores. Grande parte veio acreditando que a região se tornaria um grande polo regional de uma região rica.

Em poucas décadas de fundação, foram três fases econômicas principais que podem ser divididos da seguinte como segue:
Fase da extração da madeira e produção agrícola (notadamente o plantio de café);
Fase do grande ciclo da madeira e a modernização da agricultura (ciclo do algodão) e criação de gado;
Fase de desenvolvimento da agroindústria e a prestação de serviços (1990 em diante).

Oitenta anos após a anexação do território pelo Brasil, a cidade de Naviraí foi criada com base em projetos privados bem sucedidos de colonização com projeto baseado nas mais avançadas normas de desenvolvimento de sua época, sendo um modelo técnico de traçado urbano que demonstrasse um estilo de funcionalidade racional. O desenvolvimento de Naviraí inicialmente foi muito mais pela ação dos desbravadores, migrantes e imigrantes de várias partes do Brasil e exterior do que pelo desenvolvimento dos provedores e técnicos da Colonizadora Vera Cruz Mato Grosso, fundada em abril de 1952 por Ariosto da Riva e outros companheiros.

Chamado inicialmente de povoado Vera Cruz, pois era alcançado apenas por via fluvial através do Rio Amambai, começou a ser povoado por diversos povos a partir de então. Os primeiros núcleos familiares começaram a construir seus ranchos de tronco e sapê onde se localiza atualmente o Rancho São Lucas, que já era habitado anteriormente pelos índios guaranis. No ano seguinte surgiram as primeiras serrarias e várias fábricas de beneficiamento de madeira, então bastante abundante nesta região.

Nos anos 50 o acesso á região era praticamente inexistente. Apenas no ano de 1955 foi concluído um acesso rodoviário precário que fez a ligação inicialmente de Vera Cuz á cidade de Dourados e com isso começou um desenvolvimento mais acelerado a partir de então.[35] A localidade de Vera Cruz passa a ser distrito com o novo nome de Naviraí (nome que permanece até hoje) em 22 de dezembro de 1958 pela Lei Estadual nº 1195. Nessa mesma época seu território passa a ser subordinado ao novo município de Caarapó, que foi desmembrado de Dourados.

Fonte: Prefeitura de Naviraí e Wikipédia

Conheça mais sobre Naviraí
Destinos Mato Grosso do Sul
Publicidade