Últimos posts

Rios

Piraputangas no rio da Prata - Foto: David Morimoto (Licença-cc-by-sa-3.0)
Piraputangas no rio da Prata - Foto: David Morimoto (Licença-cc-by-sa-3.0)

Principais Rios do Matogrosso do Sul

Os rios de Mato Grosso do sul pertence a duas bacias hidrográficas: a bacia do Paraná a leste, e a bacia do Paraguai, a oeste. O  divisor de águas dessas duas bacias é a serra de maracaju. Portanto os dois principais rios de Mato Grosso do Sul são Rio Paraná e Rio Paraguai.

Bacia do Paraná
A bacia do Paraná banha os Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Distrito Federal. O rio Paraná nasce da união do rio Paraíba com o rio Grande na divisa de Mato Grosso do Sul. Minas e São Paulo. Os principais afluentes do rio Paraná que banham o nosso estado de Mato Grosso do Sul são os rios: Aporé, Sucuriú, Verde, Pardo, Ivinhema, Amambaí e Iguatem. O rio Paraná é o rio com maior aproveitamento hidrelétrico do país, fornecendo energia através das usinas de Itaipu, Porto Primavera e Urubrupungá ( usina de Ilha Solteira e Jupiá).

Bacia do Paraguai
O rio Paraguai nasce na Serra do Araporé, em Mato Grosso do Sul, porém a maior parte da bacia do Paraguai está entre Argentina, a Bolívia e o Paraguai. Ele atravessa a planície do Pantanal e é muito utilizada na navegação regional. As principais afluentes do rio Paraguai no Estado de Mato Grosso são: Iaguari, Negro, Miranda e Apa.
O rio Paraguai é um rio de planície por isso, é navegável em grande parte de seu curso, mas não serve para aproveitamento hidrelétrico. O rio Paraná é usado como Hidrovia para o transporte do minério de manganês do maciço de Urucum. Em suas margens, há vários portos fluviais: Corumbá, Ladário, Porto Esperança, Porto Murtinho e outros.

Rios do Pantanal
O pantanal é  recostado por uma grande rede hidrográfica: o rio Paraguai e seus afluentes. Nessa rede, além de rios, existem baías normalmente formadas na época das cheias.



Fonte: Simielli, Maria Elena - Asas para voar: Geografia. São Paulo: Ática, 2008
www.webartigos.com

 

Veja os três rios mais importantes do estado:

Rio Aquidauana
O Rio Aquidauana é um rio brasileiro que banha o estado de Mato Grosso do Sul. Já teve várias denominações: Mateteú, Mboteteú e Embeteteú, Mondego, Guachiu e Miranda. Pertence a bacia do rio Paraguai e é afluente do rio Miranda, fazendo parte da Planície do Pantanal. O rio tem suas cabeceiras sobre a serra de Maracaju cerca de 1.200 km de leito, juntando-se ao rio Miranda a cem quilômetros de sua foz no rio Paraguai.

Sendo o único rio navegável da cidade de Aquidauana, sua navegação atende somente fazendas com pequenas embarcações nas épocas das cheias, quando as estradas do Pantanal ficam intransitáveis. Com isso, cumpre um importante papel ao atender a demanda de fazendeiros da região que necessitam de escoamento e trânsito.

Rio Aporé
O Rio Aporé ou do Peixe é um rio brasileiro que banha os estados de Goiás e de Mato Grosso do Sul. Ele faz a divisa natural entre estes dois estados. A principal cidade em sua margem é a cidade sul mato grossense de Cassilândia. Em toda sua extensão possui grande numero de cachoeiras e corredeiras, que são propícias a esportes de aventura como o rafting e o boiacross, esporte comum na região.

Rio Sucuriú
O rio Sucuriú é um rio que banha o norte e o leste do estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil. 'Sucuriú' é a designação de uma dança ritual de índios ribeirinhos que desejam adquirir poderes mágicos. Nesse rito, imitam a cobra sucuri em suas curvas ao rastejar e na maneira de espremer sua caça. O rio faz parte da bacia do rio Paraná, uma das nove macro bacias hidrográficas do Brasil.

Nasce na Serra dos Caiapós, divisor de águas em cujo platô está localizado o Parque Nacional das Emas, na congruência dos municípios Alto Taquari (MT), Costa Rica (MS) e Santa Rita do Araguaia e Mineiros (GO). Inicialmente correndo calmamente na direção leste, apresenta características ideais para esportes como canoagem. Faz, então, uma curva para o sul e, depois, sudoeste.

VER MAIS 6 FOTOS
 Veja também
Formada por matas verdes, inúmeras cachoeiras e piscinas naturais no meio do Rio Formoso. Várias passarelas conduzem o turista com segurança entre os vários ambientes, interligando rios e...Saiba mais
Uma fazenda abriga a cachoeira mais alta do estado, com 157 m. O acesso é feito por uma longa e tranquila trilha de 4 km e 3h30 de caminhada, passando por outras dez quedas d'água - o banho é...Saiba mais
As grutas de Bonito são internacionalmente conhecidas por formarem, ao longo do tempo, paisagens históricas e agradáveis aos olhos de qualquer um. Gostaria de saber mais sobre elas? Gruta é toda...Saiba mais
Destinos Mato Grosso do Sul
Publicidade