Últimos posts
O que fazer em Aquidauana
Pantanal, o maior ecossistema do estado - Foto: Alicia-yo (Licença-cc-by-sa-3.0)
Pantanal, o maior ecossistema do estado - Foto: Alicia-yo (Licença-cc-by-sa-3.0)

Na cidade de Aquidauana, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Pantanal de Aquidauana
A maior planície de inundação contínua do mundo possui região com cerca de 250 mil km². Destaca-se pelas inúmeras espécies de animais e vegetações decorrentes do ambiente contraditório que alterna entre períodos úmidos (verão) e de estiagem (inverno). A área territorial do município é de 17.008,5 Km², e deste total 75% abrange o Pantanal. O Pantanal de Aquidauana contribui com aproximadamente 4,9 % do total da reserva do pantanal brasileiro.

Diversos estilos de passeios
Mas ainda existe uma área do município que tem características do pantanal da Nhecolândia, outra do Abobral e Rio Negro. O turismo da região oferece excelentes opções tanto para quem procura aventura. São diversos estilos de passeios, acomodações e atrações acompanhados por guias de campo. Um ambiente exclusivo no mundo que proporciona momentos inesquecíveis.

As competições de laçadas
Outro aspecto do turismo no município são os eventos que ocorrem durante o ano, como as competições de laçadas nos Clubes de Laço, os bailes sertanejos, a Festa da Sopa Paraguaia que é organizada pela colônia paraguaia, a festa Nippon Aqui organizada pela colônia japonesa, a Festa do Peixe uma atividade tradicional que fez a fama do rio Aquidauana, é realizada pela Prefeitura de Aquidauanacom o apoio da Colônia dos Pescadores e o Festival Pantaneiro onde culmina toda a cultura pantaneira, com seus hábitos e costumes

Belezas cênicas e bucólicas
Outra característica natural de Aquidauana, além do Pantanal, é a Serra de Maracaju que possui belezas cênicas e bucólicas, típicas do interior, como morros escarpados, cachoeiras, praias de areia branca às margens do rio. Na região perpassa a MS 450, que por esses motivos em 2000, foi criada uma categoria de Unidade de Conservação, a Estrada Parque de Piraputanga com 42,4 Km, há trechos em terra e asfalto justaposto às margens do rio Aquidauana. Há também algumas cavernas catalogadas, com inscrições rupestres da época dos caçadores-coletores que habitaram essa região a milhares de anos atrás. Suas belezas cênicas, culturais e históricas possuem forte apelo.

Conheça mais sobre Aquidauana
Destinos Mato Grosso do Sul
Publicidade