Últimos posts

Churrasco Gaucho

Churrasco gaucho - Foto: Divulgação
Churrasco gaucho - Foto: Divulgação

Foi natural o processo da carne assada sobre um fogo de chão se tornar o prato tradicional da região, tendo em vista que o Rio Grande do Sul foi a primeira maior área de criação bovina no país. Preparado a partir da carne espetada e pousada sobre a brasa, o churrasco é uma refeição fácil de preparar, levando poucos ingredientes: apenas o sal grosso e a carne.

Ingredientes

1 peça de picanha de 1 a 2 kg
Sal grosso

Como Fazer

Modo de Preparo:
Corte a picanha em pedaços de cerca de 4 cm de espessura e enfie nos espetos.
Como a picanha é uma peça triangular, coloque os pedaços maiores primeiro e os menores por último porque estes ficarão prontos antes e serão os primeiros a ser retirados do espeto.
Deixe a capa de gordura de todos os pedaços voltada para o mesmo lado.
Coloque os espetos a cerca de 40 cm de distância das brasas e, quando a carne começar a 'suar', tempere com sal grosso, espalhando com a mão sobre a superfície dos pedaços. Mantenha a carne sobre o calor por cerca de 20 minutos de cada lado ou um pouco mais, apagando com chuviscos de água as chamas que se levantarem.
Tire o churrasco do fogo e bata com uma faca para eliminar o excesso de sal, sirva em seguida, colocando os pedaços aos poucos sobre uma tábua e cortando-os em fatias.
Mantenha o espeto com os pedaços restantes num canto da churrasqueira para que se conservem aquecidos mas sem continuar a assar.

 

Fonte: www.receitastipicas.com

Churrasco gaucho - Foto: Marcelo Curia
Churrasco gaucho - Foto: Marcelo Curia
Churrasco gaucho - Foto: Divulgação
Churrasco gaucho - Foto: Divulgação
 Veja também
O churrasco, a carne de charque – que é consumida em fins de semana e festas familiares, quase como um ritual – e os pratos de origem italiana e alemã, trazidos pelos imigrantes são tradições na gastronomia...Saiba mais
O chimarrão é uma bebida característica da Região Sul, com herança das culturas indígenas guarani, caingangue, quíchua e aimará. Trata-se de um preparado semelhante a um chá, feito com mate amargo e...Saiba mais
É um dos alimentos mais consumidos pelos gaúchos. O hábito de comer charque se iniciou quando os tropeiros voltaram para o Rio Grande do Sul e se depararam com milhares de cabeças de gado...Saiba mais
Destinos Rio Grande do Sul
Publicidade