Antiga Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Foto: Ricardo André Frantz (Licença-cc-by-sa-3.0) |
A capital gaúcha ostenta mais de 80 prêmios, diferenciando de outras capitais brasileiras, como uma das melhores para viver e trabalhar. No ano de 2010, a ONU a colocou em destaque, como a Metrópole nº 1 em qualidade de vida do Brasil, seguidamente por três vezes. Porto Alegre, além de ser um polo regional na atração de imigrantes à procura de melhores condições de vida, trabalho e estudo, é também uma das cidades mais arborizadas e alfabetizadas do Brasil, bem como, é possuidora de uma cultura qualificada e diversificada, com intensa atividade em praticamente todas as áreas das artes, esportes e das ciências.
Caracterizada por ter um circuito de música popular bem diversificado, a sua música de inspiração gauchesca, obteve forte apoio do 'Movimento Tradicionalista Gaúcho' e os vários CTGs, onde ocupa até hoje no estado, um maior destaque diante de outros rítimos musicais. Com intensificação nos eventos na cidade, a produção local também tem trazido artistas de fora, multiplicando assim os festivais, shows e grupos dos mais variados estilos.
Na cidade acontecem vários eventos, como as festas tradicionais à exemplo da 'Festa de Nossa Senhora dos Navegantes', o maior evento religioso da capital, que chega a reunir mais de 100 mil pessoas. Outro evento interessante é o 'Festival Internacional de Folclore', que acontece em vários pontos da cidade, envolvendo grupos folclóricos locais, nacionais e internacionais, atingindo um público de mais de 30 mil pessoas.
Num mosaico de estilos antigos e modernos, mais visto no centro da cidade, ainda existem alguns exemplares de edificações do século XIX na arquitetura porto-alegrense, contudo, muitas delas, principalmente as mais antigas, foram sumindo ao longo dos anos, dando lugar a uma urbanização de linhas mais modernistas. Como exemplo de arquitetura senhorial de zona rural, está o 'Solar Lopo Gonçalves' . Há também a igreja mais antiga de Porto Alegre, declarada Patrimônio Nacional pelo IPHAN, a 'Igreja das Dores', bem como, a única igreja em estilo colonial que se conservou íntegra em seu estado primitivo, que é a 'Igreja da Conceição'. Ainda existem outros, principalmente do século XIX, como o 'Theatro São Pedro', o teatro mais antigo da cidade, além do conjunto dos pavilhões históricos do 'Hospital Psiquiátrico São Pedro', considerada pelo IPHAE, como a maior área edificada de interesse social que o século XIX legou à Província, a qual possui uma estrutura neoclássico.
Como sede regional do 'Sistema Brasileiro de Museus', o qual desenvolve importante trabalho de intercâmbio e divulgação cultural, a capital gaúcha, agrega vários museus, onde destacamos alguns dos mais importantes, como o 'Museu de Arte do Rio Grande do Sul', o 'Museu Júlio de Castilhos', o 'Museu Joaquim Felizardo', a 'Pinacoteca Barão de Santo Ângelo', o 'Memorial do Rio Grande do Sul', dentre outros mais.