O que fazer em Porto Alegre
Praça Shiga - Foto: Felisberto (Licença-cc-by-sa-3.0)
Praça Shiga - Foto: Felisberto (Licença-cc-by-sa-3.0)

Na deliciosa capital gaucha, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Possui um parque temático
Porto Alegre agrega vários museus que devem ser visitados, contudo, destacamos alguns deles, como o 'Museu de Ciências e Tecnologia da PUC' o qual possui um parque temático cujo objetivo, é estimular a curiosidade científica e os sentidos das pessoas, indepedentemente da idade. O parque é composto de três andares de interatividade em mais de 800 experimentos científicos e tecnológicos.

Composto de vitrais, mármores e ornamentos
Há também, o 'Museu de Arte do Rio Grande do Sul', com mais 5.000m2 que agrega uma construção suntuosa desde 1978 e é composto de vitrais, mármores e ornamentos. Outro que você também não pode esquecer de visitar, é o interessante 'Memorial do Rio Grande do Sul' onde você vai conhecer a história do estado, incluindo suas importantes personalidades como Bento Gonçalves e Luís Carlos Prestes. Ainda no local, existem vários totens que contextualizam a vida e obra de artistas gaúchos renomados a exemplo da cantora Elis Regina e do conhecidíssimo escritor, Érico Verissimo.

Grande acervo sobre o poeta
Tem também, a  'Casa de Cultura Mário Quintana', instalado num antigo hotel, onde Mário Quintana havia se hospedado nos idos de 1968 à 1980, recentemente restaurado e transformado num centro cultural, que hoje abriga um grande acervo sobre o poeta, com direito à reprodução do quarto onde ele viveu.

Considerado um dos mais belos do Brasil
Construído em estilo barroco português, possuindo no seu interior muito veludo e decoração em ouro, o 'Theatro São Pedro' é considerado um dos mais belos teatros do Brasil e por isso mesmo, você deve incluir em seu roteiro de visita. Mesmo que você não vá assistir peça teatral, pode-se fazer visitas agendadas e guiadas. A casa também possui um Café do Theatro e no foyer, agrega uma ampla sacada com mesas ao ar livre e vista para a Praça da Matriz.

Pôr do sol a bordo de um barco
Imperdível mesmo é poder contemplar o Pôr do sol a bordo de um barco, num delicioso passeio, navegando pelas águas tranquilas do Rio Guaíba. O percurso do passeio tem duração aproximada de 1 hora e tem como objetivo, visitar as ilhas próximas a Porto Alegre, passando por uma vila de pescadores. Os passeios são diários, contudo os horários são variados e o embarque é realizado no Cais do Porto.

Feira de antiguidades e artesanato
Tombado como Patrimônio Histórico e Cultural da cidade em 1997, não deixe de conhecer e fazer uma deliciosa caminhada no parque mais tradicional de Porto Alegre que é o 'Parque da Redenção Farroupilha', o qual possui 38 000 m² de área verde, e agrega monumentos, palmeiras, pedalinhos, mine-zôo e orquidário. Logo ali, na Avenida João Pessoa, bem ao lado do parque e bem arborizada, acontece um feira de antiguidades e artesanato que envolve cerca de mais de 300 barracas.

Contemple as paisagens naturais da cidade
Para quem está com pouco dinheiro e tempo curto, vale fazer um passeio relâmpago a bordo de um onibus de 2 andares que virou febre no Brasil, depois que Salvador introduziu esse tipo de passeio na Bahia. O passeio contempla o 'Centro Histórico', que possui atrativos históricos e culturais, a exemplo do 'Parque da Redenção', 'Mercado Público' e 'Fundação Iberê Camargo'. Já na Zona Sul, contemple as paisagens naturais da cidade, conheça a 'Praia de Ipanema' e com uma panorâmica de 360 graus da cidade, visite o 'Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus'.

Conheça mais sobre Porto Alegre
Conheça Porto Alegre
Publicidade