Cachoeira Santo Isidro - Foto: Halley Pacheco de Oliveira (Licença-cc-by-sa-3.0) |
Em Serra da Bocaina, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
É como voltar no tempo
Visitar a fazenda Pau D'alho, de 1817, é como voltar no tempo e presenciar detalhes do ciclo cafeeiro. Fundada por João Ferreira de Souza (também fundador de São José do Barreiro), chegou a receber a visita de D. Pedro I alguns dias antes da Independência do Brasil.
Hoje é um marco histórico
Em 1968, todo o conjunto arquitetônico da fazenda foi tombado pelo Patrimônio Nacional e Estadual. A fazenda passou ultimamente por um minucioso trabalho de restauração e hoje é um marco histórico que se destina a atividades culturais e ecológicas. As visitas funcionam das 9h às 17h, fechando às segundas-feiras.
Outros pontos que você não deve deixar de visitar e que farão de suas caminhadas, totalmente inesquecíveis, estão logo abaixo:
Trilha do Ouro
É uma das principais atrações do parque. O trajeto é percorrido durante dois ou três dias, entre acampamento e caminhadas. O caminho que leva à Vila de Mambucaba, no litoral, era um dos percorridos pelos tropeiros que levavam o ouro proveniente de Minas Gerais para o Porto de Parati, no Rio de Janeiro. A trilha moderada, de 63km, cruza as cachoeiras de São Izidro, das Posses e do Veado. Durante o percurso é possível pisar sobre o histórico calçamento 'pé-de-moleque' – construído por escravos do século XIX, por onde as mulas passavam transportando o metal precioso. Em vários pontos há também belas fazendas, trechos de mata, pinguelas e bananais.
Cachoeira Santo Izidro
É a mais próxima da entrada do parque, fica a 1,4km dali. A trilha até o poço da queda principal passa bem ao lado da cachoeira. O local é bem amplo e o banho é uma boa opção para se refrescar depois das caminhadas – apesar de a água ser muito gelada ali.
Cachoeira das Posses
Fica a 7km da entrada do parque. O acesso pode ser feito a pé ou em veículo 4x4. Sua queda tem 30m de altura. Lá é um bom local para acampar durante a travessia da Trilha do Ouro.
Cachoeira do Veado
É considerada um dos cartões postais da Serra da Bocaina. Por ser muito distante da entrada principal, geralmente é visitada por quem faz a Trilha do Ouro. As duas quedas que formam as cachoeiras despencam de 200m de altura. Passa-se por ali no segundo dia da Trilha, e os banhos são permitidos. O lugar ao redor da cachoeira também é muito bonito e ideal para acampar.
Nascente do Rio Mambucaba
Na parte alta da Serra - a 1.800m de altitude -, nasce o principal rio do Parque da Bocaina, que vai desaguar em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A bela paisagem vale uma visita e garante boas fotos.