História de Parque Estadual da Serra do Mar
A vista do topo de uma colina no parque - Foto: Bjorn-Christian Torrissen (Licença-cc-by-sa-3.0)
A vista do topo de uma colina no parque - Foto: Bjorn-Christian Torrissen (Licença-cc-by-sa-3.0)

O Parque Estadual da Serra do Mar, criado pelo Decreto Estadual n° 10.251, de 30/08/77, e alterado pelo Decreto n° 13.313, de 06/03/79, inicia-se na cota de 100 metros, na divisa de Bertioga com Santos, acompanhando esta cota até encontrar o curso do rio Jaguareguava e, a partir daí, a jasante deste, continua pela cota de 20 metros, contornando a escarpa até a divisa com São Sebastião.

O Núcleo integra a rede de Unidades de Conservação, administrada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo por meio do Instituto Florestal. A área passou a ser um Núcleo do Parque Estadual da Serra do Mar em agosto de 1977, o primeiro do litoral norte e um marco na história da preservação da Mata Atlântica na região. A área de abrangência alcança cerca de 90 mil hectares.

A área do Parque Estadual da Serra do mar corresponde a, aproximadamente, metade da área total do Município. Constituída de vegetação do tipo floresta tropical fluvial, mais conhecida como mata Atlântica e, com diversos rios de regime torrencial, é um ecossistema rico em espécies vegetais e animais. Portanto, é altamente frágil devido às suas características topográficas.

Conheça mais sobre Parque Estadual da Serra do Mar
Destinos São Paulo
Publicidade