Pontos Turísticos em Guarujá
Praia de Pitangueiras (concentra uma grande quantidade de edifÍcios frente ao mar) - Foto: Miguel Schincariol
Praia de Pitangueiras (concentra uma grande quantidade de edifÍcios frente ao mar) - Foto: Miguel Schincariol

Carinhosamente batizada de “Pérola do Atlântico”, em razão das fortificações históricas têm reais motivos de estarem lá para proteger essa jóia brasileira. Desde a descoberta da Ilha de Santo Amaro, ainda em 1500, a região ficou abandonada por séculos até se trnasformar numa das cidades mais procuradas do litoral norte de São Paulo. Como fica próximo da capital paulista (80 Km) entusiasma descer a serra.

Principais Pontos Turísticos de Guarujá:

Armação das Baleias
Fica bem próximo ao Ferry Boat Guarujá-Bertioga, foi a primeira indústria de extração e processamento de óleo de baleia, que era destinado à iluminação pública, e teve grande importância econômica nos séculos XVII e XVIII.
De início, pertencia a particulares, passando depois para a Coroa Portuguesa. Sua construção data de 1699/1700. Foi extinta no ano de 1830.

Capela dos Escravos
Um belíssimo altar localizado próximo à Praia do Perequê. Sua construção é datada do século XVIII, tendo sido restaurada pelo Instituto Histórico Guarujá-Bertioga.

Capela Santa Cruz dos Navegantes
A Capela foi restaurada pelo Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga e pelo Conselho Municipal de Turismo do Guarujá. Em agosto de 1964 reviveu-se a tradicional procissão de barcos em louvor a Nossa Senhora dos Navegantes, sendo celebrada na ocasião a primeira missa totalmente em português no Brasil.

Fortaleza da Barra Grande
Bem em frente para o estuário de Santos, é um dos mais belos monumentos histórico-militar, construída no século XVI pelos espanhóis para defender a Vila de Santos de ataques corsários de piratas.

Forte do Itapema
A poucos metros da estação das barcas de Vicente é uma das mais antigas edificações do Brasil. Foi construído no século XVI objetivando defender o estuário da Vila de Santos.

Heureka Exploratorium
Parque Temático de Ciência e Tecnologia. O primeiro museu interativo da América da Sul apresenta mais de 130 experiências e invenções. Todas as atividades são acompanhadas por monitores, que vão explicando sobre as ocorrências dos fenômenos.

Morro do Maluf (Mirante do Morro da Campina)
O Marco Zero do Guarujá é o local ideal para fotos panorâmicas e também ponto oficial de saltos de Asa Delta e Paraglider. Do seu topo se tem uma visão panorâmica de boa parte da cidade e da Ilha das Cabras. O paredão, em um dos lados, é ideal para pescar.

Pavilhão da Maria Fumaça
Exposição da antiga locomotiva 'Maria-Fumaça' que ligava Vicente de Carvalho e Guarujá, e foi desativada em 1956. Fora construída nos EUA e encomendada junto com a Vila do Guarujá. Na época, era o único meio de transporte regular para as barcas que ligavam a Ilha ao Continente.

Conheça mais sobre Guarujá
Destinos São Paulo
Publicidade