Manaus - Cultura - Teatros
Teatro Amazonas (um dos luxuosos edifícios construídos com as fortunas da borracha - Foto: Lubasi (Licença-cc-by-2.0)
Teatro Amazonas (um dos luxuosos edifícios construídos com as fortunas da borracha - Foto: Lubasi (Licença-cc-by-2.0)

Principais Teatros de Manaus

Se olharmos os livros de história veremos que somente a burguesia tinha acesso ao teatro no Brasil. Com o passar das décadas, a arte teatral expandiu-se e atualmente os espetáculos são acessíveis a todas as classes. Veja abaixo, os principais teatros de Manaus:

Teatro Amazonas
O Teatro Amazonas, desde a sua inauguração em 1896, viu apresentar-se no seu palco todo tipo de espetáculo: óperas, operetas, musicais, peças de teatro, shows de cantores líricos e populares, festivais, grupos de dança, bandas de música, corais, orquestras e tantos outros. Mas além de casa de espetáculos, ele é um lugar de referências fundamentais para a cidade. Nele a função teatro anda de braços dados com a função de lugar de memória, de patrimônio cultural e de museu. A rigor todo o Teatro Amazonas é um museu. Sendo este um espaço especial reservado  á memória da cidade de Manaus. Seu percurso se dá ao longo do próprio Teatro e das salas do primeiro e terceiro pavimentos, onde a história, contada por meio do Museu, integra-se e é completada pela presença física e monumental do Teatro.
EndereçoAv. Eduardo Ribeiro, 659 Centro, CEP: 69.010-001
contato Telefones: (92) 3622-1880 / 3622-2420 Email: teatroamazonas@culturamazonas.am.gov.br

Teatro Jorge Bonates
Inaugurado em 28 de novembro de 2002, é um espaço cultural aberto pelo Governo do Estado para a dinamização e revitalização das atividades artísticas em várias áreas da capital e integra a estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Cultura.
Espetáculos de teatro infantil, estudos, ensaios cênicos, reuniões e palestras.
Endereço: Avenida Mário Ypiranga, Sede da SEAD – Secretaria de Estado da Administração, Recursos Humanos e Previdência.
Contato: Telefones: (92) 3622-2224 - E-mails: dtdifusao@culturamazonas.am.gov.br / ddcdifusao@culturamazonas.am.gov.br / dtdifusao@gmail.com

Teatro Gebes Medeiros
Inaugurado em 25 de novembro de 2000, como parte da revolução cultural desencadeada pelo Estado – é um espaço cênico de difusão cultural do movimento de teatro, dança, música popular e erudita produzida pelos grupos de artistas regionais, valorizando as expressões artísticas amazonenses. Sua função é formar plateias, oferecendo espetáculos semanais gratuitos, com grupos e artistas locais, subsidiados e produzidos pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura. Espetáculos de teatro adulto, performances artísticas, estudos, ensaios cênicos, shows musicais e sessões de cinema. Cineclube.
Endereço: Av Eduardo Ribeiro, 937 – Centro (Ideal Clube)
Contato: Telefones: (92) 3622-2224 - E-mails: dtdifusao@culturamazonas.am.gov.br / ddcdifusao@culturamazonas.am.gov.br / dtdifusao@gmail.com

Teatro Luiz Cabral
Foi inaugurado em 21 de agosto de 2002, na Zona Leste de Manaus, nas dependências do Shopping Grande Circular. Tem como objetivo a formação de plateias e a difusão da produção artística amazonense nas áreas de teatro, dança, música erudita e popular, valorizando as expressões artísticas oriundas do bairro de São José e adjacências. As sessões são gratuitas. Espetáculos de teatro infantil, espetáculos de dança, estudos, ensaios cênicos e cinema infantil.
Endereço: Av. Autaz Mirim, 6250 – shopping Grande Circular – São José II.
Contato: E-mails: Telefones: (92) 3622-2224 E-mails teatroinstalacao@culturamazonas.am.gov.br/ dtdifusao@culturamazonas.am.gov.br/ ddcdifusao@culturamazonas.am.gov.br/ dtdifusao@gmail.com

Teatro Américo Alvarez
Foi inaugurado no dia 5 de novembro de 1986, com o nome de Teatro dos Artistas e dos Estudantes, tendo funcionado até 1990 como Centro de Estudos e Pesquisas de Artes Cênicas. Em 1992 ele foi reformado, sendo então renomeado Américo Alvarez. Fechado em 1997, foi reinaugurado em 2001 pelo Governo do Estado, depois de reconstruído e modernizado. Integra a estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Espetáculos de teatro adulto, performances artísticas, estudos e ensaios cênicos. Sessões de Cinema Cineclube.
Endereço: Rua Ramos Ferreira, 1512 – Centro
Contato: Telefones: (92) 3631-3835 / 3622-2224 - E-mail: dtdifusao@culturamazonas.am.gov.br / ddcdifusao@culturamazonas.am.gov.br / dtdifusao@gmail.com

werwre
Conheça mais sobre Manaus
Conheça Manaus
Publicidade