Manaus - Cultura - Ruas Históricas
Centro Historico de Manaus - Foto: Wagner Fontoura (Licença-cc-by-2.0)
Centro Historico de Manaus - Foto: Wagner Fontoura (Licença-cc-by-2.0)

Principais Ruas Históricas de Manaus

A história da cidade de Manaus tem início na área central. A capital do Amazonas  foi fundada no ano de 1669, em data incerta, com a construção do forte de São José do Rio Negro, localizado onde hoje é o Centro da cidade, em uma área chamada de Largo da Trincheira, que formou seu embrião. A cidade ocupava toda a ilha de São Vicente, inclusive se sobrepondo a um antigo cemitério indígena.

A seguir temos algumas Ruas Históricas da Cidade:
Porto Flutuante de Manaus, praças Torquato Tapajós, 15 de novembro e Pedro II, ruas da Instalação, Frei José dos Inocentes, Bernardo Ramos, Avenida Joaquim Nabuco, Visconde Mauá, Almirante Tamandaré, Henrique Antony, Lauro Cavalcante e Governador Vitório”. Dessa forma, a área é considerada patrimônio da memória do Estado, informação ratificada no Plano Diretor Urbano e Ambiental do Município de Manaus.

Rua mais antiga
O escritor, advogado e historiador amazonense Gaitano Antonaccio encontrou, a pedido do Portal Amazônia, como referência à rua mais antiga de Manaus, a Rua Bernardo Ramos, que se chamava inicialmente Rua São Vicente. “Foi nessa ilha [São Vicente] que tudo começou na fundação de Manaus. A rua mudou de nome em homenagem a Bernardo de Azevedo da Silva Ramos, que foi um dos fundadores do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, o Igha, e organizou a Numismática de Manaus. Nessa rua também foi construída a casa mais antiga, que fica no número 77, no Centro”, explicou Antonaccio.

 

Crédito: Informações colhidas no Portal Amazonia

werwre
Conheça mais sobre Manaus
Conheça Manaus
Publicidade