Manaus - Cultura - Agenda Festiva
Festival Folclórico do Amazonas - Foto:  Divulgação-SEC
Festival Folclórico do Amazonas - Foto: Divulgação-SEC

Principais eventos tradicionais de Manaus

Manaus começa o ano com uma típica festa do Brasil o carnaval. O carnaval de Manaus é um dos maiores da região norte, uma mistura de desfile de escolas de samba com desfile de fantasias tradicionais da região, junto com o carnaval é realizado o Carnaboi que é uma mistura de ritmos carnavalescos com o boi-bumbá de Parintins. O desfile de fantasias é realizado em uma das principais avenidas da cidade, na Av. Eduardo Ribeiro. O desfile das escolas de samba é realizado no sambódromo “centro de convenções em Manaus”.  
 
Entre os meses de Abril e Maio é realizado o Festival Amazonas de Ópera no Teatro Amazonas

O mês de junho é o Mês do Mestiço e do Caboclo, é comemorado desde 2007 em homenagem ao Dia do Caboclo e Dia do Mestiço comemorado no dia 24 de junho, este evento é autoria da ONG Nação Mestiça em parceria com o poder publico municipal e estadual.  Também é comemorado o mês de junho O Arraial de festa junina da cidade esta evento ocorre na Praia da Ponta Negra.

Em Julho é realizado Festival Amazonas de Jazz, o festival ocorre desde 2006 no teatro amazonas, o festival também é focado em atividades de oficinas que acontece durante a realização do evento.
Tratando de problemas ambientais Manaus com o governo federal, governos dos Estados do Amazônia e representante de diversos países. É realizada na cidade desde 2002 a Feira Internacional da Amazônia.

O Samba Manaus realizado entre os meses de setembro ou Outubro. Teve inicio no ano de 2001 com 10 horas de samba ao vivo com três atrações nacionais, mas com o resultado positivo nos anos seguintes o evento era realizado em dois dias, neste ano ao chegar aos 10 anos de existência por ser consolidado o maior evento de Samba do Brasil passou a ser três dias de festa. Enfatizando Manaus como a segunda capital de samba no Brasil. Realizado entre o mês de Outubro ou Novembro o Amazonas Film Festival.

Em 24 de outubro é o aniversario de Manaus é comemorado com o Boi Manaus, são três dias de festas consecutivos realizado no Centro cultural de Manaus. A comemoração é feita em cima de trios elétricos com cantores e bandas de Boi-Bumbá com danças e ritmos culturais do município.

werwre
Conheça mais sobre Manaus
Conheça Manaus
Publicidade