Manaus - Atrativos - Pontos Turísticos
Vista externa do Teatro Amazonas (principal símbolo cultural da capital amazonense) - Foto: User Pontanegra (Licença-cc-by-2.5)
Vista externa do Teatro Amazonas (principal símbolo cultural da capital amazonense) - Foto: User Pontanegra (Licença-cc-by-2.5)

Principais Pontos Turísticos de Manaus

O turismo na cidade de Manaus destaca-se pelo ecoturismo e o turismo de natureza. A cidade é o maior destino de turistas da Amazônia, oferecendo uma ampla rede hoteleira, assim como restaurantes variados.. Conta também com diversos hotéis de selva em sua região metropolitana . Um dos principais pontos turísticos de Manaus é o Teatro Amazonas , inaugurado em 31 de dezembro de 1896 , sendo o principal Patrimônio Artístico Cultural do estado do Amazonas e a obra mais significativa da época áurea da borracha.

Teatro Amazonas
O Teatro Amazonas, construído na Época Áurea da Borracha, em 1896. Como cartão-postal de Manaus, recebe milhares de visitantes todos os anos. Quase todos os materiais da construção são de origem européia. Um símbolo da prosperidade da região no ciclo da borracha. No palco do Teatro Amazonas são realizados os principais Festivais do Amazonas, realizados pela Secretaria de Cultura do Estado. Destacam-se Festival Amazonas de Ópera, Festival Amazonas de Jazz, Amazonas Film Festival, Festival de Teatro do Amazonas, dentre outros.
Horário de visitação do Teatro Amazonas: Segunda a Sábado de 9h às 17h.
Ingresso: R$ 10,00 por pessoa.
Praça São Sebastião, s/n – Centro
Fone: (92) 3232-1768

Mercado Municipal Mercado Municipal Adolpho Lisboa
Construído em 1883, atualmente está em reforma. Defronte ao Rio Negro em estilo art nouveau. É uma réplica do mercado francês Les Halles (que já não existe). Endereço: Rua dos Barés, 46 – Centro. No local, quando em funcionamento, além de ervas e peixes regionais. É um dos pontos onde se pode apreciar o artesanato indígena, que utiliza materiais da floresta. Entre tantas fibras e sementes de beleza, não deixe de conhecer a jarina, conhecida como o “marfim vegetal”.  O mercado é a principal porta de entrada na cidade da produção pesqueira e rural do estado.
Horário: EM REFORMA – Rua dos Barés, s/n – Fone: (92) 3234-8441.
Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Foto: Diego Oliveira/Divulgação

Mercado Municipal Adolpho Lisboa.
Encontro das Águas do Rio Negro e Rio Solimões O encontro das águas do Rio Negro e do Solimões, nas proximidades de Manaus é um maiores espetáculos da natureza local, pois as águas dos dois rios, que formam o rio Amazonas, correm lado a lado por vários quilômetros sem se misturarem. Rios Solimões (água barrenta) e Negro (água escura).

A explicação para o fenômeno, que gera esse belo espetáculo, pode estar nos fatores de densidade, temperatura e velocidade muito diferenciados entre os dois rios. O fenômeno natural pode ser apreciado em excursões de barco. Em Manaus, diversas agências de turismo fazem passeios com destino ao Encontro das Águas. Em passeios que duram o dia todo, o turista ainda pode conhecer a vida de caboclos ribeirinhos e almoçar em restaurantes flutuantes que oferecem o sabor da culinária local, com peixes famosos da Amazônia como tambaqui, tucunaré e o famoso pirarucu.

Ecomuseu Seringal
Ecomuseu do seringal.Reconstitui a vida nos tempos do ciclo da borracha. Com construções de época, casa de farinha, barracão dos seringueiros, tapiri de defumação (onde a seiva da seringueira é cozida e transformada em grandes bolas de látex), casa de banhos da mulher do coronel, entre outras atrações.

Palacete Provincial
O Palacete Provincial, reformado recentemente para abrigar vários museus, foi conhecido por mais de cem anos como Quartel da Polícia Militar. Em sua última reforma, em 2008, retomou sua denominação original. Quando da conclusão das obras do prédio, a 25 de março de 1874, o então denominado Palacete Provincial passou a abrigar, simultaneamente, várias repartições públicas: a Assembléia Provincial, a Repartição de Obras Públicas, a Biblioteca Pública e o Liceu Provincial – atual Colégio Amazonense D. Pedro II. A inauguração oficial só se deu em 28 de fevereiro de 1875, praticamente um ano depois da conclusão da obra.

O prédio considerado foi tombado em conjunto com a Praça Heliodoro Balbi e o Colégio Amazonense D. Pedro II e encontra-se sob proteção especial da Comissão Permanente de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico. Encontra-se sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Cultura. Abriga os Museus do Estado: Museu de Numismática, Museu da Imagem e do Som do Amazonas, Pinacoteca do Estado, o recém criado Museu de Arqueologia e o Museu Tiradentes. Nele também funcionam o Ateliê de Restauro de Obras de Arte e o Ateliê de Papel.

Horário: Terça a Quinta de 9h às 19h. Sexta e Sábado de 9h às 20h.
End.: Praça Heliodoro Balbi, s/nº – Centro
Fone: (92) 3635-5832 / 3622-8387


Centro de Artesanato Branco e Silva
No local é possível encontrar belo artesanato, acompanhar a produção de peças, bem como adquirir qualquer produto. Não esqueça de provar da deliciosa culinária local.
Horário: Segunda de 12h às 18h. Terça a Sexta de 8h30 às 18h. Sábado de 8h30 às 16h
End.: Rua Recife, 1999 Adrianópolis
Fone: (92) 3236-1241 / 3642-4311

Parque do Mindu
Biodiversidade no coração de Manaus está no Parque do Mindu, no bairro Parque 10 de Novembro. Aberto diariamente das 8h às 17h, o local apresenta trilhas ecológicas, um orquidário e uma biblioteca com acervo de mais de 2 mil livros. No terceiro domingo de cada mês é realizado o projeto ‘Domingo no Mindu’, que leva entretenimento cultural e educação ambiental como teatro, oficinas e caminhada ecológica à comunidade.
End.: Av. Perimetral Leste – Parque Dez


werwre
Conheça mais sobre Manaus
Fotos Manaus
Interior da arena da amazonia Vivaldo Lima - Foto: Governo do Brasil - Mintur (Licença-cc-by-3.0)Interior da arena da amazonia Vivaldo Lima - Foto: Governo do Brasil - Mintur (Licença-cc-by-3.0)
Região de floresta amazonica proxima de Manaus - Foto: Neilpalmer-Ciat (Licença-cc-by-2.0)Região de floresta amazonica proxima de Manaus - Foto: Neilpalmer-Ciat (Licença-cc-by-2.0)
Vitoria-régia (a maior flor aquatica do mundo) Foto: Emerson Santana Pardo (Licença-cc-by-2.0)Vitoria-régia (a maior flor aquatica do mundo) Foto: Emerson Santana Pardo (Licença-cc-by-2.0)
Conheça Manaus
Publicidade