Últimos posts

Carne-de-sol com Pirão de Leite

Carne Sol com Pirão de Leite - Foto: Tipicas
Carne Sol com Pirão de Leite - Foto: Tipicas

A carne-de-sol é muito apreciada pelos sergipanos. Seu preparo consiste na carne polvilhada com sal a gosto e frita em óleo até dourar. Para acompanhar, é servido junto o pirão de leite, que é preparado com farinha, creme de leite, manteiga e sal, cozidos até engrossar.

Ingredientes (6 porções)

1 kg e 1/2 de carne do sol (contra-filé, filé mignon ou alcatra)
3 cebolas cortadas em rodelas
Óleo para fritar a carne
Manteiga de garrafa (opcional)

Para o Pirão

1 litro de leite
1 xícara (de chá) de farinha de mandioca crua
1 colher (de sobremesa) de sal

Como fazer:

Corte a carne do sol em cubos não muito pequenos e deixe de molho na água. Se a carne estiver muito salgada deixe à noite de molho e só use a carne de manhã (troque a água algumas vezes). Se a carne não for muito salgada, lave bem ela em água corrente para retirar um pouco do sal e deixe de molho em água limpa por pelo menos 1 hora.

Coloque um pouco de óleo em uma frigideira e frite as rodelas de cebola. Quando estiver dourada polvilhe um pouco de sal e retire do fogo. Reserve.

Na frigideira que você fritou a cebola coloque porções da carne bem escorrida e deixe fritar. Primeiro ela vai juntar água e depois seca e começa a dourar. O segredo aqui é não fritar muito, senão ela fica dura. Frite toda a carne e reserve.

Para fazer o pirão de leite:

Coloque o leite frio, a farinha de mandioca e o sal em uma panela e leve ao fogo mexendo sempre. Ele vai engrossar e ferver. Deixe ferver por uns 5 minutos e desprender do fundo, até a farinha perder o gosto de crua, sem deixar de mexer. Coloque o pirão em uma travessa, arrume a carne por cima e espalhe as rodelas de cebola frita por cima de tudo. Regue com manteiga de garrafa se você tiver (ou use uma boa manteiga, se você não tiver). Sirva bem quentinho.

 

Fonte: www.aquinacozinha.com

 Veja também
A formação cultural de Sergipe gerou uma diversificada culinária, marcada, no entanto, por singulares diferenças. Como aconteceu em todo o Nordeste, a comida típica recebeu influência de negros, brancos e índiosSaiba mais
Popular não só no Sergipe, mas também em todo o Nordeste, a receita é feita com o próprio sangue da galinha, misturado com uma pasta de alho, cebola, vinagre, sal, pimenta-do-reino e salsinha.Saiba mais
A gastronomia sergipana carrega influências da culinária de índios, negros e brancos, assim como acontece em toda a Região Nordeste. O resultado é uma culinária rústica e saborosa.Saiba mais
Destinos Sergipe
Publicidade