Salvador - Atrativos - Pontos Turísticos
Farol de Itapoan - Foto: Portal Da Copa Vitótia Camara (Licença-cc-by-sa-3.0)
Farol de Itapoan - Foto: Portal Da Copa Vitótia Camara (Licença-cc-by-sa-3.0)

Pontos turísticos em Salvador - Rica em história e beleza natural, Salvador é lembrada em todos os lugares do mundo por seus diversos pontos turísticos. Os edifícios antigos, as praias paradisíacas e a arquitetura de suas igrejas despertam a curiosidade e o interesse não somente de baianos e turistas, como também de artistas internacionais, que não perderam a oportunidade de conhecer uma das cidades mais belas do país.

Conheça os 7 pontos mágicos de Salvador:

Os 7 Pontos Mágicos de Salvador são pontos turísticos que mais se destacam na opinião de visitantes, internautas e moradores de Salvador. O resultado, obtido através de pesquisa na internet, selecionou os seguintes pontos turisticos:

01- Baía de Todos os Santos
A maior baía do Brasil apresenta excelentes condições de navegabilidade e várias ilhas com muitos atrativos. Suas águas são mornas e abrigadas, apropriadas para o turismo náutico.
A maior baía do país e a segunda maior do mundo, atrás apenas do Golfo de Bengala, no Oceano Índico, data do ano de 1501, quando as primeiras embarcações colonizadoras navegaram pelas suas águas amplas. O 'grande mar' foi batizado em razão da expedição, que data do dia 1º de novembro, Dia de Todos os Santos. A baía Tupinambá, tradução de 'kirimurê', batismo dado pelo povo indígena, abrange 1.233 km de extensão e mais de 50 ilhas.
O seu mar de águas calmas e cristalinas é coberto em sua volta pela Mata Atlântica em contraste com os vastos manguezais, restingas e recifes de corais.

02- Barra
No bairro da Barra que se encontra a mais tranqüila praia urbana de Salvador e terceira do mundo, a praia do Porto da Barra. Na Barra ainda é possível encontrar o Farol da Barra, um dos mais visitados pontos turísticos da Bahia.
Um dos cartões postais mais conhecidos da cidade, o Forte de Santo Antônio da Barra, popularmente conhecido como Farol da Barra, está situado no bairro da Barra, orla da cidade, e foi construído em 1534.
Dentro está instalado o Museu Náutico da Bahia, único do gênero em todo o estado, que reúne acervo de achados arqueológicos submarinos, uma coleção de instrumentos de navegação e sinalização náutica, maquetes, miniaturas

03- Centro Histórico
Conjunto arquitetônico tombado como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, em 1985. Reúne o maior acervo barroco existente fora da Europa, com quase 800 imóveis dos séculos XVII a XIX restaurados. Suas ruas e praças são palcos de manifestações da cultura popular baiana.
Considerado Patrimônio Cultural da Humanidade e tombado pela Unesco em 1985, o Pelourinho, situado no Centro Histórico de Salvador, é formado por uma praça cercada por várias casas antigas, no estilo colonial. Durante a época da escravidão, era o lugar onde os escravos eram castigados.
O Pelourinho conta com diversos casarões e igrejas antigas, como a do Rosário dos Homens Pretos e a Catedral Basílica, além de feiras de artesanato, restaurantes com culinária baiana e centros culturais. As suas belezas também despertaram o interesse de diversos artistas brasileiros e estrangeiros, que chegaram a visitar o local, a exemplo de Caetano Veloso, Paul Simon e Michael Jackson.

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco
É uma das igrejas mais belas e antigas de Salvador, situada na Rua da Ordem Terceira, no Pelourinho, Centro Histórico. Fundada em 1703 e tombada em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sua fachada é de estilo barroco, construída sob técnicas que transmitem sensações visuais de profundidade e sombra. A estrutura interna conta com 400 quilos de ouro.

04- Contorno-Comércio
Neste ponto da cidade, o antigo e o moderno se mesclam, envolvidos pela cor e pelo brilho das águas da Baía de Todos os Santos. São atrações: Solar do Unhão, Museu de Arte Moderna, Parque das Esculturas, Elevador Lacerda, Mercado modelo, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, dentre outros.
Com 72 metros e duas torres, o Elevador Lacerda foi idealizado pelo baiano Antônio de Lacerda em 1869 e levou quatro anos para ficar pronto. Inicialmente, o objetivo do transporte não era apenas ligar a parte baixa e alta de Salvador, mas também facilitar o transporte para o sul, sentido em que a cidade se expandia, articulando o elevador com as linhas de bonde.

Mercado Modelo
Tradicional centro de comercialização de produtos artesanais, o Mercado Modelo da Bahia, situado no bairro do Comércio, dispõe de uma variedade de artigos: redes, instrumentos musicais típicos, entalhes em madeira de inspiração africana, rendas e cestarias da Ilha de Maré, bordados e trançados, bijuterias e adereços, objetos de decoração e utilitários. Ao todo, o prédio dispõe de 263 lojas, entre elas, dois restaurantes e diversos mini-bares e mini-restaurantes. O espaço está aberto de segunda a sábado das 9h às 19h, e domingos e feriados das 9h às 14h.

05- Dique do Tororó
Na lagoa de 110 mil m² localizada no centro da cidade, a principal atração são as esculturas do artista plástico Tati Moreno, que representam os Orixás, deuses do Candomblé e da cultura africana. Área para cooper, ginástica, remo e pesca e os restaurantes completam o cenário.
Fazer atividades físicas, passear ou simplemente contemplar um espelho d’água de cerca de 110 mil metros quadrados. Essas são algumas das formas que baianos e turistas podem desfrutar do Dique do Tororó, um dos principais pontos turísticos de Salvador e que fica entre os bairros do Tororó, Engenho Velho de Brotas e Garcia.
O Dique, como é conhecido, foi construído por holandeses no século XVIII. Desde a época de criação, passou por sucessivas reformas, sendo a principal em 1998, quando ganhou novos equipamentos de esporte e lazer, anfiteatro, centros comunitários e restaurantes, além de 12 esculturas de orixás assinadas pelo artista plástico Tati Moreno

06-Península de Itapagipe
Localizada na Baía de Todos os Santos, a bucólica Península de Itapagipe oferece, além de praias de águas tranqüilas e mornas e areia fina, um fantástico visual do Centro da cidade de Salvador. Fundada em 1772, a igreja mais popular da Bahia fica na Praça Senhor do Bonfim, no bairro do Bonfim, Cidade Baixa, em local conhecido como Colina Sagrada. Em sua arquitetura, a igreja tem a fachada parcialmente coberta por azulejos. O interior do templo foi construído em estilo neoclássico.

Os portões que circundam o espaço são revestidos por milhares de fitinhas do Senhor do Bonfim, símbolos da fé baiana, colocados por fiéis de todo o mundo que visitam o local para fazer pedidos ao santo.
Como tradição a lavagem das escadarias a mais famosa igreja do Brasil, atrai milhares de peregrinos, fiéis e turistas na segunda quinta-feira do mês de janeiro

07- Itapuã-Abaeté
A Lagoa do Abaeté e o Farol de Itapuã são alguns dos atrativos da região cuja beleza inspirou artistas como Vinícius de Moraes e Dorival Caymmi. Outras atrações são: a Sereia de Mario Cravo Júnior, a Praça Vinícius de Moraes, os bares e restaurantes e o acarajé da Cira.

werwre
Conheça mais sobre Salvador
Fotos Salvador
Forte de Monte Serrat - Foto: Patrick Silva - Setur-Ba (Licença-cc-by-sa-3.0)Forte de Monte Serrat - Foto: Patrick Silva - Setur-Ba (Licença-cc-by-sa-3.0)
Final de tarde no Porto da Barra - Foto: João Ramos - Bahiatursa (Licença-cc-by-sa-3.0)Final de tarde no Porto da Barra - Foto: João Ramos - Bahiatursa (Licença-cc-by-sa-3.0)
Praia Jardim de Alah - Foto: Tatiana Azeviche - Setur-Ba  (Licença CC-BY-SA-30)Praia Jardim de Alah - Foto: Tatiana Azeviche - Setur-Ba (Licença CC-BY-SA-30)
VER MAIS 21 FOTOS
Conheça Salvador
Publicidade