O que fazer em Salvador
Pôr do Sol no Forte Monte Serrat - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba (Licença CC-BY-SA-30
Pôr do Sol no Forte Monte Serrat - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba (Licença CC-BY-SA-30

Nem precisa lembrar. Impossível ír à bela e mágica Salvador e não visitar um dos seus principais Cartões-Postais, o Farol da Barra, e bem próximo dali, conheça também o Forte da Barra, agora com museu moderno utilizando a tecnologia para falar sobre a região. Mais à frente, tem uma das mais concorridas praias do privilegiado bairro da Barra, a praia preferida do Caetano, Gil, da Maria Bethânea, Gal dentre outros nomes importantes da MPB, a famosa Praia do Porto da Barra.

Conheça a praça que foi palco de muitas lutas pela independência da Bahia, a Praça do Campo Grande, onde também é o ponto central do carnaval da Bahia. Frente à praça há o imponente o Teatro Castro Alves, considerado o maior teatro do nordeste, onde acontece os mais importantes espetáculos na cidade.  

Faça uma bela caminhada cultural pela Praça Municipal localizada em pleno centro histórico, prepara a maquina fotográfica ou celular e conheça o imponente Palácio Rio Branco, o qual já foi sede do governo estadual, ao seu lado está a Câmara Municipal, num prédio histórico, que também já foi sede da prefeitura e, logo à sua frente, se encontra um outro famoso e dos mais importantes pontos turísticos de salvador, cartão-postal numero 1, o imponente Elevador Lacerda, de onde se tem, uma das mais belas vistas da Baía de Todos os Santos.

Ainda no Centro Histórico, mais um pouquinho à frente, encante-se com a Praça Terreiro de Jesus, embora possua quatro importantes igrejas do centro histórico, destacamos a Catedral Basílica de Salvador e a Igreja de São Francisco, duas das igrejas mais ricas do Brasil e considerada o mais belo exemplar barroco português do mundo.

À alguns poucos metros á frente, escolha entre as ruas e vielas, o melhor caminho para adentrar num dos mais belos santuários históricos do Brasil, tombado pelo Iphan, o Pelourinho, com suas casas coloridas, seus encantos, suas lendas e seus mistérios. A emoção ao visitá-lo é marcante e a alegria é ainda mais contagiante, muito visível e perceptivo nos olhares daquele que o visitam.
A Praça do Pelourinho ganhou o mundo ainda mais, quando passou por aqui o cantor Michael Jackson, que além de cantar, produziu um dos seus melhores clipes musicais, com a mistura de raças, e cores.

Conheça também um outro e importante cartão postal da cidade, o Dique do Tororó, que além de um enorme e belo lago localizado bem no centro de Salvador, possui grandes estátuas em homenagem a quase todos os Orixás do Candomblé. À poucos metros dalí, compondo ainda mais, o belo cenário do Dique, está a imponência da Nova Arena da Fonte Nova, palco de grandes emoções esportivas.

Já na parte da Cidade Baixa, precisamente no Largo de Roma, conheça as obras sociais de Irmã Dulce, uma freira baiana que doou toda a sua vida pelos pobres e, cuja canonização, já foi solicitada ao Vaticano. Ainda próximo dali, à pouco mais de 1 km, está a bela colina do Bonfim, onde você vai ter o privilégio de conheçer a Igreja mais famosa de Salvador, Igreja de Nosso Senhor do Bomfim, principalmente em função da tradicional 'Lavagem do Bonfim' , culto máximo do misticismo local, comemoração feita pelas baianas, jogando água nos degraus do templo em uma festa que dura o dia todo e acontece no mês de Janeiro.

Ainda na cidade baixa, a pouco menos de 800 metros do Bomfim, conheça o Forte de Mont Serrat, o qual lhe permite obter uma linda vista para a Baía de Todos os Santos, e mais abaixo, está a Ponta do Humaitá com sua igrejinha charmosa, e onde também, acontecem diversos shows ao por do sol, durante o verão.

Um passeio imperdível, principalmente em dias com céu de brigadeiro, é o passeio às ilhas,  a bordo de confortáveis escunas. Navegando em águas tranquilas da Baía de Todos os Santos, tem como primeiro destino a Ilha dos Frades, a qual possui belíssimas praias, montanhas, lagos, cachoeira e vegetação típica da Mata Atlântica. A Ilha dos Frades tem formato de estrela de 15 pontas. Entre outros atrativos culturais na ilha, estão a Igreja de Nossa Senhora de Loureto e a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, datadas do século XVII. Saindo da Ilha dos Frades, segue para a Ilha de Itaparica, com parada para almoço (opcional), retornando ao final da tarde, sendo privilegiado com um brinde de um belíssimo por do sol, a bordo!!

À pouco menos de 60km de Salvador, passe o dia numa típica vila,  muito charmosa, além de famosa 'Praia do Forte', onde também, agrega o Projeto TAMAR o qual sugerimos uma visitinha, pois, é uma excelente atração, principalmente se estiver com os pequenos. A Praia do Forte é conhecida como a Polinésia Brasileira, com sua charmosa vila de pescadores e magníficas piscinas naturais. Retornando á uns 12 km dalí, não deixe de conheçer uma das mais belas praias do Litoral Norte, a Praia de Guarajuba.

Não dá para ír à Salvador e não conhecer suas maravilhosas praias. Com uma orla totalmente reformada, são mais de 50km de praias, e a maioria delas, emolduradas por coqueiros. São tantas, mas vamos falar das mais procuradas por turistas do mundo todo. Além das Praias do Farol da Barra e a do Porto da Barra, as quais já comentamos àcima, também, um dos cartões-postais da orla de Salvador, é a Praia do Rio Vermelho, onde acontece a famosa festa de Iemanjá, anualmente, em 2 de fevereiro. Mais à frente, conheça a Praia de Amaralina, procurada por banhistas e principalmente por surfistas, onde tem uma as melhores ondas da cidade, como também, possui arrecifes que formam lindas piscinas. Nesse percurso, aí mesmo em Amaralina, dê uma paradinha no 'largo das baianas',  onde ficam vários tabuleiros de acarajé, com suas baianas servindo, vestidas à caráter e, bem ao lado, tem vários quioskes que vendem cõco verde e, beba uma deliciosa água de coco. À aproximadamente uns 5 km dali, temos a Praia de Jardim de Alá, onde se descortina varios coqueiras e uma área verde que agrega vários profissionais aplicando a técnica de massoterapia nos banhistas e passantes. Mais à frente, tem inúmeras praias, contudo, só vamos destacar aqui a Praia de Itapoan, a qual, imortalizada na música de Dorival Caymmi e Vinicius de Morais, 'Passar a tarde em Itapoan...' é de fato indescritível.

Conheça mais sobre Salvador
Conheça Salvador
Publicidade