História de Barão de Melgaço
Barão de Melgaço - Onca preservacao Brasil-afp - Foto: Alemão Astolfo
Barão de Melgaço - Onca preservacao Brasil-afp - Foto: Alemão Astolfo

No início da década de 70, durante a intensa atividade seringueira na Amazônia, o empresário Ariosto da Riva adquiriu uma grande área no norte de Mato Grosso, com a intenção de instalar um novo projeto de colonização. Abrir caminhos no meio da floresta tropical foi uma árdua missão, porém, em um processo arrojado e com a força e determinação de famílias vindas em sua maioria do sul do País, no dia 19 de maio de 1976 fundou-se a município de Alta Floresta com o propósito de ter uma economia baseada na agricultura.

A emancipação político-administrativa se deu em 18 de Dezembro de 1979. O nome 'Alta Floresta' foi escolhido por um concurso realizado por uma emissora de rádio da Capital, 'A Voz do Oeste' e jornais cuiabanos, organizada pelo coronel José Meirelles, para a escolha do nome de uma “futura cidade”. A então professora Nelza Luci Asvolinsque Faria foi a ganhadora do concurso, que recebeu um prêmio simbólico em dinheiro, além de uma entrevista na rádio.

No entanto, com a febre do ouro, nos anos 80, a economia do município volta-se para a atividade garimpeira (Nesse período Alta Floresta chegou a ter mais de 100.000 (cem mil) habitantes, não muito tempo depois veio a sofrer um grande revés com a posterior queda do valor do metal - tal como ocorreu com muitos outros novos municípios dessa região amazônica. Contava, em 2010, com uma população de 49.233 habitantes segundo o Censo IBGE 2010. Segundo estimativa populacional do IBGE para 1º de julho de 2013 divulgada no Diário Oficial da União em 29/08/2013 [7] , a população de Alta Floresta-MT é atualmente de 49.761 habitantes.

Atualmente, a comunidade, através de seus segmentos organizados, as instituições públicas e outras lideranças, buscam alternativas para a consolidação econômica do município, retomando-se a agricultura, a pecuária e o desenvolvimento do turismo - o que vem alavancando a economia da cidade e a tornando novamente um dos destaques do estado de Mato Grosso. Hoje, com a instalação de uma grande usina hidrelétrica na cidade vizinha de Paranaíta muitos dos cerca milhares de trabalhadores e suas famílias mudaram-se para Alta Floresta, o que fez com que muitos outros atraídos à boa fase que a cidade já vinha apresentando antes mesmo da instalação de tal obra, também viessem para cá aumentando consideravelmente o número de moradores.

Fonte: Ascom Gov Mato Grosso e Wikipédia

Conheça mais sobre Barão de Melgaço
Destinos Mato Grosso
Publicidade