Visite Chapada dos Guimarães
A Chapada vista do alto - Foto: Edmilson Sanches (Licença-cc-by-sa-3.0)
A Chapada vista do alto - Foto: Edmilson Sanches (Licença-cc-by-sa-3.0)

É fácil percebermos a arquitetura da cidade de Chapada dos Guimarães, andando pelas ruas ao olhar as casas mais antigas o que mais chama a atenção a cumeeira da casa (a parte mais alta do telhado, também chamada de capelo) ser sempre deslocada para a frente da casa, não na metade da casa, e a frente fica com um pé direito(altura do chão até o teto)bem alto, enquanto que a cozinha com fogão a lenha, fica bem baixinha o quanto mais comprida for a casa.

Algumas possuem uma estrutura de madeira para o telhado com esteios fincados no chão (normalmente aroeira)os telhados feitos de telhas de barro muitas vezes moldadas nas cochas dos escravos e a armação de madeira roliça ou cobertas de palha de buriti ou aguaçu, as paredes são de adobe (tijolos grandes de argila e as vezes com mistura de cascalho e estrume, secados ao sol).

O alicerce normalmente de pedra canga, as mais antigas eram lavradas logo após terem sido desenterradas (uma profissão que desapareceu). As janelas e portas com beiral de grossos troncos aparelhados e janelas e portas lisas com trancas de travessões pôr dentro.

Conheça mais sobre Chapada dos Guimarães
Fotos Chapada dos Guimarães
VER MAIS 6 FOTOS
Destinos Mato Grosso
Publicidade