O que fazer em São Francisco de Paula
Lago de São Francisco de Paula - Foto: Msadp06l (Licença-cc-by-sa-4.0)
Lago de São Francisco de Paula - Foto: Msadp06l (Licença-cc-by-sa-4.0)

Cravada no centro da Serra Gaúcha, há poucos kilômetros entre Gramado e os parques de Aparados da Serra e da Serra Geral, São Francisco de Paula serve de apoio tanto para visitar as cidades badaladas bem como, para curtir as belíssimas reservas naturais.

Matas e campos nativos e vistas de tirar o fôlego
Passeios à Cavalo de 3 horas em trilhas ecológicas dentro da fazenda, por grande área de matas e campos nativos e vistas de tirar o fôlego. Parada no rio Santa Cruz para pescaria, banho e lanche feito em fogo de chão. Instruções no picadeiro para iniciantes de todas as idades, e acompanhamento por gaúchos experientes. Outras opções: Passeio ao Luar, Cavalgada de 1 dia, Passa-dia na Fazenda para grupos a partir de 25 pessoas.

Cercado pelas corredeiras do Rio Tainhas,
Passo da Ilha é um local para camping selvagem, dispõe de cantina, banheiros, água e luz. Cercado pelas corredeiras do Rio Tainhas, no qual forma a ilha, tem mais de 150m de largura onde se formam pequenas cachoeiras. Quando o rio está em seu nível normal, é possível atravessá-lo de automóvel, necessitando, porém, cautela com as enxurradas, que elevam, rapidamente, o nível das águas. Visitação permanente e gratuita.

Grande reserva natural de araucárias e Mata Atlântica
Para os amantes do ecoturismo a Serra do Umbu é perfeita para descobertas. A serra abriga uma grande reserva natural de araucárias e Mata Atlântica, localizada na descida para a Serra do Umbu, a 25 quilômetros da cidade. A reserva é mantida pelo governo federal, desde a década de 50. Possui cascatas, trilhas ecológicas em meio a uma mata nativa de 901,9 hectares, milhares de araucárias, inclusive uma com mais 500 anos. Com uma área de 1.606,6 hectares. 

Inúmeras trilhas muito bem sinalizadas
Já para os aficcionados por esporte e aventura a pedida certa é usufruir do' Parque das 8 Cachoeiras'  composta de uma área com 130 hectares de mata nativa, situada aproximadamente a 4 quilômetros do centro da cidade e 2,5 Km do Lago São Bernardo. É cercado por oito Cerros, sendo mais destacado o Cerro da Solidão. Na reserva, uma estrada de chão conduz a 8 grandes cascatas, alem de várias menores, todas escondidas entre a Mata Atlântica: Neblina, Ronda, Remanso, Ravina, Escondida, Quatrilho e Gêmeas Gigantes. Possuindo 20 trilhas divididas em quatro roteiros, não é possível visitar todo o parque em somente um dia. As trilhas estão muito bem sinalizadas. 

Conheça mais sobre São Francisco de Paula
Destinos Rio Grande do Sul
Publicidade