Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Ilhas

Ilha do Mel (Paranaguá-Pr) - Foto: Pousada Estrela do Mar
Ilha do Mel (Paranaguá-Pr) - Foto: Pousada Estrela do Mar

As principais Ilhas do Paraná

Conhecer o litoral do Brasil é uma maravilhosa aventura, imagine passar as próximas férias em um lugar extremamente agradável e recheado de belezas e encantos naturais. Para os viajantes que apreciam a mescla de história e natureza vão se vislumbrar com as localidades quase inexplorados e pouco conhecidos os quais reservam surpresas maravilhosas a cada momento.

Ilhas do Paraná: Superagui
A Ilha do Superagui está localizada no litoral Norte do Paraná e pertence ao munícipio de Guaraqueçaba, bem próximo do estado de São Paulo. É uma ilha artificial que se formou após a abertura do Canal do Varadouro, em 1953. É bastante conhecida por abrigar o Parque Nacional do Superagui - local com uma área total de aproximadamente 34 mil alqueires, que abriga muitos animais ameaçados de extinção e que foi tombada como Patrimônio Histórico do Paraná, em 1970, e Patrimônio Natural pela Unesco, em 1999.

Ilha do Mel
A Ilha é uma das mais conhecidas de todo o litoral paranaense, visto a sua beleza exuberante e grandes pontos turísticos extremamente encantadores. Ela pertence ao município de Paranaguá e para evitar degradação, o limite máximo de pessoas dentro dela não pode ultrapassar cinco mil.

A Ilha do Mel é composta por pontos que podem ser facilmente visitados de barca: Fortaleza, Brasília e Encantadas. Na primeira, o maior destaque está na Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, um monumento militar superconservado construído em 1767 e feito para proteger a baía de Paranaguá e o seu porto. Já em Brasília, o grande destaque está no Farol das Conchas, uma construção de 1870 que até hoje orienta a navegação na baía de Paranaguá – a vista lá é linda! No lado Sul da Ilha do Mel encontramos outro ponto turístico incrível, a Gruta das Encantadas -  uma obra da Natureza acessada facilmente por meio de uma trilha e passarela.

Ilha da Cotinga
Localizada na Baía de Paranaguá, a Ilha da Cotinga é um local  onde se encontram muitos vestígios da civilização paranaense. Até hoje, os nativos – índios Guarani Mbyá –habitam a região e cultivam tudo o que é necessário para o próprio sustento, além das práticas habituais como caça e pesca. A região foi homologada como terra indígena em 1993.
A principal atração turística da região é a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, a primeira igreja católica construída no Sul do país. Para visitar, é preciso subir uma grande escadaria, pois o local está no alto do morro.

Ilha dos Valadares
A ilha dos Valadares pertence ao município de Paranaguá. É bastante povoada e ocupada basicamente por pescadores tradicionais. Possui fornecimento de água e energia elétrica, além de comércios básicos como padarias e farmácias e serviços como posto de saúde e módulo policial.
É considerado um bairro, quase uma cidade, dentro de Paranaguá devido a grande organização social que possui comparado as outras ilhas da região.

Ilha Rasa
Pertencente ao município de Guaraqueçaba, a Ilha Rasa é uma ótima região para aproveitar tudo o que a natureza do litoral paranaense pode oferecer. É uma área de proteção ambiental bastante povoada, com energia elétrica e água encanada.

Ilha dos Currais
A Ilha dos Currais é, na verdade, um arquipélago, sendo, deste modo, três pequenas ilhas: uma grande com vegetação no cume, a segunda é rochosa e a última um pico de pedra. Situada entre as baías de Guaratuba e Paranaguá, a Ilha dos Currais é conhecida por ser ponto de mergulho no Paraná. Mas não é só isso. A ilha também é rica em recursos naturais e suas águas claras abrigam diversas espécies de peixes. Tanto que o Centro de Estudos do Mar desenvolve diversas pesquisas no local, onde o acesso é feito somente de barco.  Na ilha vivem, ainda, mais de 8000 mil aves, sendo estas do sul do Brasil e do Atlântico Sul.

Ao visitar a Ilha dos Currais (e demais ilhas) é necessário muita cautela e responsabilidade, pois, assim como a pesca, a visitação também põe em risco a preservação. Por isso, o desembarque é indicado somente a pesquisadores. Em 20 de junho de 2013 pela lei federal nº 12.829 o arquipélago foi transformado no Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, protegendo o ecossistema local.

Ilha das Peças
A Ilha das Peças faz parte do Parque Nacional de Superagui, localizada na baía de Paranaguá, e a travessia demora aproximadamente duas horas de barco. Existem duas histórias para explicar o nome desta ilha. A primeira, diz que as “peças” eram os escravos trazidos do norte para trabalhar no sul e como esta prática era proibida, eles eram deixados nesta ilha antes de chegarem a Paranaguá. A segunda hipótese é que as peças de artilharia da Fortaleza na Ilha do Mel, eram deixadas neste local.
Na Ilha das Peças vivem cerca de 350 pessoas, assim, o local possui energia elétrica e água encanada tratada.

Ilha das Cobras
Há 20 minutos de barco da baía de Paranaguá, a Ilha das Cobras é uma área atrativa, onde é possível ter grande contato com a  natureza, porém, visitantes e pesquisadores não podem desembarcar no local sem autorização, pois a ilha é do estado e lá se encontra a casa de veraneio do governo paranaense. Ganhou este nome devido as várias espécies de serpentes que haviam na região e, em 1950, até funcionou um reformatório na Ilha das Cobras, onde crianças infratoras ficavam em regime fechado, por vezes, até solitário.

Ilha da Galheta
Localizada ao sul da Ilha do Mel e a três quilômetros do Balneário de Pontal do Sul, a Ilha da Galheta é um pouco maior do que a Ilha dos Currais, desabitada e de difícil acesso, pois as ondas são muito fortes e devido aos costões rochosos. Nesta ilha não há praia, nem trapiches para embarque e desembarque, o que dificulta as visitações. Entre a Ilha da Galheta e a Ilha do Mel está o Canal da Galheta onde passam os navios rumo ao porto de Paranaguá. No meio ao mar forte e as pedras rochosas, existe uma enorme quantidade de peixes.

 

Fonte: www.atlanticosulimoveis.com.br

Ilha do Beca (Ribeirão Claroi-Pr) Foto: Pousada da Ilha
Ilha do Beca (Ribeirão Claroi-Pr) Foto: Pousada da Ilha
Ponta da Nha Pina (Ilha do Mel - Paranaguá-Pr) Foto: Ilha Verde Hotel Pousada
Ponta da Nha Pina (Ilha do Mel - Paranaguá-Pr) Foto: Ilha Verde Hotel Pousada
VER MAIS 4 FOTOS
 Veja também
As lagoas também apresentam grande atratividade, como a Lagoa Xambrê, que é a maior lagoa marginal do estado do Paraná. Possui 5 mil metros de extensão por 3 mil metros de largura, sendo formada praticamente...Saiba mais
O Paraná abriga duas das maiores cachoeiras do Brasil, o Salto São Francisco e o São Sebastião, que ficam na região de Prudentópolis, conhecida como a “Terra da Cachoeira Gigante”. E claro, não podemos deixar de...Saiba mais
O potencial hídrico do Paraná é de fazer inveja a outros estados. Afinal, é graças a essa riqueza que os paranaenses contam com uma das sete maravilhas naturais do planeta, as Cataratas do Iguaçu. Também por...Saiba mais
Destinos Paraná
Publicidade