Visite Lapa
Panteão dos Heróis (onde jazem os corpos dos legalistas) - Foto: Georges de Moraes (Licença-cc-by-sa-3.0)
Panteão dos Heróis (onde jazem os corpos dos legalistas) - Foto: Georges de Moraes (Licença-cc-by-sa-3.0)

No Brasil existem bem poucas cidaees que apresenta em sua historias, as  memórias de uma guerra ou um conflito armado. A cidade de Lapa  guarda até hoje, em muros de algumas residências centenárias, as marcas dos tiros do episódio conhecido como Cerco da Lapa, onde o exército local freou o avanço da Revolução Federalista, com o propósito de instituir sua própria forma de governo no Sul em razão de rejeição à República.

Hoje intitulada a “Cidade dos Heróis”, a Lapa faz da sua importância histórica um atrativo turístico. Vários pequenos museus são dedicados a reconstituir os momentos que marcaram os 26 dias de resistência de um grupo composto por militares e civis voluntários quatro vezes menor do que as tropas federalistas que os ameaçavam.

Destaca-se também com um bom atrativo na cidade, a Reserva Mata do Uru. É uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, mantida por meio de parceria entre Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). A Reserva Mata do Uru possui uma área de 128,67 hectares e abriga remanescentes da Floresta com Araucárias e Campos Naturais.
A reserva abriga 34 nascentes e 40 rios dentro de seu perímetro. O regime das águas, as rochas e a alta declividade do solo em alguns locais deram origem a três belas quedas d’água. A maior tem aproximadamente 10 metros de altura.

Conheça mais sobre Lapa
Fotos Lapa
Destinos Paraná
Publicidade