Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
O que fazer em Lapa
Panteão dos Heróis (onde jazem os corpos dos legalistas) - Foto: Georges de Moraes (Licença-cc-by-sa-3.0)
Panteão dos Heróis (onde jazem os corpos dos legalistas) - Foto: Georges de Moraes (Licença-cc-by-sa-3.0)

Os deliciosos e saborosos pratos típicos da Lapa, como o virado de feijão com torresmo, a quirera, os tijolinhos de abóbora e a coxinha de farofa fazem da gastronomia um importante atrativo para os visitantes.

Edificações que datam do século XIX
Numa bela caminhada pelo centro histórico de Lapa você vai conhecer 38 edificações que datam do século XIX e 76 da primeira metade do século XX. Casas preservadas que revelam, por seus estilos, a origem de seus construtores.

Estilo alemão, no final do século XIX
Construída na primeira metade do século XIX no sistema de “taipa” ou “pau a pique” a Casa Vermelha merece e muito sua visita. Servia para atender aos tropeiros como armazém de secos e molhados. O maior interesse de sua arquitetura está na união de duas fases marcantes da história: a morada/comércio, tipicamente em estilo luso-brasileiro, e a sua ampliação para fins hoteleiros, em estilo alemão, no final do século XIX.

Charmoso e acolhedor
Não deixe de conhecer também, uma das principais atrações do Centro Histórico da Lapa, o Theatro São João, que tem sua história marcada pela visita do Imperador D. Pedro II e sua comitiva, em 1880. Charmoso e acolhedor, o teatro é um dos poucos do Brasil a reunir os estilos italiano, neoclássico e elisabetano.

Mesmas características do século passado
Inaugurada em 1868 como Casa de Câmara e Cadeia, a Camara Municipal aguarda a sua visita. Sua arquitetura portuguesa (único exemplar no Paraná e um dos poucos no país) era símbolo da autonomia municipal do Brasil. O plano para a construção da obra da cadeia foi feito em 1829, mas a obra iniciou somente em 1848. Alguns anos mais tarde o edifício foi reformado para abrigar a Escola Normal. Durante a restauração do prédio, em 1981, foram observadas as mesmas características do século passado e a construção foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Armas da Revolução Federalista
O pavimento inferior da Casa de Câmara e Cadeia mantém um museu de época, denominado Museu de Armas. Lá estão expostas as armas da Revolução Federalista e as usadas pelo Exército Brasileiro durante o Império, como canhões Krupp de diversos modelos e calibres, metralhadoras Nordenfeld de fabricação inglesa, fuzis, canhões e balas, essas retiradas da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel.

Uma Reserva Particular do Patrimônio Natural
Para os amantes do ecoturismo, é imperdível um passeio para reconhecimento da Reserva Mata do Uru. É uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, mantida por meio de parceria entre Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). A Reserva Mata do Uru possui uma área de 128,67 hectares e abriga remanescentes da Floresta com Araucárias e Campos Naturais.
A reserva abriga 34 nascentes e 40 rios dentro de seu perímetro. O regime das águas, as rochas e a alta declividade do solo em alguns locais deram origem a três belas quedas d’água. A maior tem aproximadamente 10 metros de altura.

O maior santuário do mundo
No atrativo religioso, deve-se inserir no roteiro uma visita ao maior santuário do mundo dedicado a São Benedito. A obra tem origem em uma capela construída aproximadamente em 1870 por um devoto, em agradecimento por uma graça alcançada. Em 1947, foi substituída pela construção atual. Abriga a imagem de São Benedito, que havia na antiga capela, e possui vitrais em todo seu entorno.

Conheça mais sobre Lapa
Destinos Paraná
Publicidade